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O uso de material concreto e de aplicativos digitais de apoio em sala de aula, desde qu...

O uso de material concreto e de aplicativos digitais de apoio em sala de aula, desde que satisfeitas algumas condições, favorece a aprendizagem significativa teorizada por David Ausubel. No entanto, é importante que certas condições indispensáveis sejam obedecidas e que as novas ideias trabalhadas com esses materiais não sejam propostas de forma arbitrária.

A respeito desse assunto, assinale a opção correta acerca das atribuições do professor que visem favorecer a aprendizagem significativa.

A
Para favorecer a aprendizagem significativa, o professor deve utilizar métodos de avaliação dos alunos que meçam basicamente a habilidade e a capacidade de reconhecer fatos e de reproduzir ideias em contextos idênticos aos encontrados originalmente no estudo de determinado assunto.
B
O professor deve identificar quais conceitos estão presentes no conteúdo a ser ensinado e organizá-los de forma lógica para trabalhar com os alunos. Nesse contexto, o professor deve iniciar pelos conteúdos menos inclusivos e específicos e, em seguida, para finalizar, trabalhar com os conteúdos mais gerais.
C
Segundo Ausubel, independentemente dos conceitos e da clareza das ideias que o aluno possua na sua estrutura cognitiva, ele será capaz de aprender um novo conteúdo a ser trabalhado e ensinado, desde que o professor privilegie a aprendizagem significativa.
D
É dispensável qualquer avaliação a respeito de quais conceitos os alunos já possuem em sua estrutura cognitiva antes da introdução de novo conteúdo em sala de aula. Caso o professor perceba alguma defasagem nos requisitos necessários, a simples introdução dos novos conceitos fará que os alunos absorvam esses requisitos.
E
O professor deve trabalhar no sentido de favorecer o interesse do estudante em aprender determinado assunto: a significação é um fenômeno pessoal e normalmente só é alcançada se o estudante se dispuser a um esforço ativo para incluir um novo conhecimento em sua estrutura cognitiva.