Imagem de fundo

Segundo o Plano Nacional de Educação, a meta 13 diz o seguinte: “elevar a qualidade da ...

Segundo o Plano Nacional de Educação, a meta 13 diz o seguinte: “elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.” Para que isso ocorra, algumas estratégias são propostas. Sendo assim, analise as assertivas abaixo quanto a tais estratégias e assinale a alternativa correta.

I. Ampliar a cobertura do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, de modo a ampliar o quantitativo de estudantes e de áreas avaliadas no que diz respeito à aprendizagem resultante da graduação.

II. Induzir processo contínuo de autoavaliação das instituições de educação superior, fortalecendo a participação das comissões próprias de avaliação, bem como a aplicação de instrumentos de avaliação que orientem as dimensões a serem fortalecidas, destacando-se a qualificação e a dedicação do corpo docente.

III. Elevar o padrão de qualidade das universidades, direcionando sua atividade, de modo que realizem, efetivamente, pesquisa institucionalizada, articulada a programas de pósgraduação stricto sensu.

IV. Promover a formação inicial e continuada dos(as) profissionais técnico-administrativos da educação superior.

A

Todas estão corretas.

B

Todas estão incorretas.

C

Apenas I e IV estão corretas.

D

Apenas II e III estão corretas.

E

Apenas I, II e IV estão corretas.