Questões de Concurso de Práticas avaliativas - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1123490

Concurso Professor Pedagogo 2019

Questão 21

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. 

(https://novaescola.org.br/conteudo/356/a-avaliacao-deve-orientar-a-aprendizagem)

Atualmente, sabemos que observações do cotidiano, provas e testes, produção de textos e anotações e relatórios sobre o desempenho dos alunos durante um seminário são diferentes modos de avaliar.


Hoje, as diferentes formas de avaliação são vistas como importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola, que é:


  • A.

    preparar os alunos para o ENEM.

  • B.

    selecionar os alunos para o mercado de trabalho.

  • C.

    formar cidadãos conscientes.

  • D.

    fazer todos os alunos aprenderem.

  • E.

    padronizar o ensino no país.

Questão de Concurso - 1084007

Concurso

Questão 10

Nível

Patrícia, professora de Matemática do 9º ano, informou à Coordenadora Pedagógica que, para a avaliação da aprendizagem dos seus alunos nesse bimestre, aplicaria apenas um teste ao final da etapa escolar. A Coordenadora Pedagógica explicou à professora que esse procedimento não seria possível, pois esta metodologia avaliativa não estava adequada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa, além de contrariar o regimento da escola e até mesmo às indicações legais. A Coordenadora Pedagógica, a partir da legislação educacional nacional, justificou sua resposta informando que

  • A.

    a avaliação da aprendizagem deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

  • B.

    a avaliação da aprendizagem deve ser somativa, com prevalência dos resultados das provas finais.

  • C.

    avaliação da aprendizagem escolar, de caráter classificatório, tem como objetivo selecionar os alunos que serão promovidos para a série seguinte.

  • D.

    a avaliação da aprendizagem dos alunos é facultativa, sendo realizada caso seja opção pedagógica da escola segundo suas especificidades.

  • E.

    a avaliação da aprendizagem dos alunos é dispensada na atual legislação educacional, devido às divergências quanto à sua relevância.

Questão de Concurso - 1198809

Concurso Administrador Escolar 2019

Questão 11

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Analise o texto abaixo:

A avaliação ___________________ apresenta dois objetivos básicos: iluminar o caminho da transformação e permitir que o sujeito, por meio da consciência crítica, imprima uma direção às suas ações nos contextos em que se situa de acordo com valores que elege e com os quais se compromete no decurso de sua historicidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A. somatória
  • B. meritocrática
  • C. emancipatória
  • D. classificatória
  • E. segregadora

Questão de Concurso - 1202794

Concurso Professor do Ensino Fundamental - Área: Anos Iniciais 2018

Questão 26

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Sabe-se que existem várias modalidades para que o professor possa avaliar seus alunos, cada qual com suas características específicas, vantagens e desvantagens. 


Por esse motivo, um professor novato na escola, com relação aos mecanismos de avaliação que adotará no ano letivo, deve

  • A.

    selecionar a mesma modalidade avaliativa para toda turma, de modo que esta vá ao encontro das necessidades da maioria dos alunos.

  • B.

    escolher a melhor estratégia para avaliar seus alunos, considerando o perfil de cada um deles e diferenciando os mecanismos de avaliação.

  • C.

    trabalhar com a proposta mais avançada de avaliação, independentemente do perfil dos alunos e da proposta de avaliação adotada pela escola.

  • D.

    conhecer a linha pedagógica da Escola descrita em seu Projeto Político Pedagógico, para construir o seu plano de avaliação de modo condizente com o proposto.

Questão de Concurso - 1131959

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 21

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Segundo Hoffmann, a avaliação mediadora propõe:

I. Um modelo baseado no diálogo e aproximação do professor com os seus alunos de forma que as práticas de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade sociocultural destes.

II. Que o erro é considerado como parte do processo na construção do conhecimento e não como algo passível de punição.

III. Que o professor é capaz de criar situações desafiadoras que tornem capaz a reflexão e a ação, tornando a aprendizagem mais significativa.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1132098

Concurso Orientador Educacional 2018

Questão 21

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem, por ser uma avaliação, é:

  • A.

    Inclusiva, dinâmica e construtiva.

  • B.

    Estática, classificatória e dinâmica.

  • C.

    Selecionada, exclusiva e construtiva.

  • D.

    Prática, pragmática e inclusiva.

  • E.

    Qualitativa, estática e prática.

Questão de Concurso - 1181270

Concurso Professor - Área: Ensino Fundamental 2018

Questão 35

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível Superior

Para Libâneo (2013), a avaliação escolar é um processo contínuo que deve ocorrer nos diferentes momentos do trabalho visando sempre diagnosticar e superar dificuldades. Associe as duas colunas, relacionando os instrumentos de verificação do rendimento escolar aos termos apresentados.

1. Prova escrita dissertativa.

2. Prova escrita de questões objetivas.

( ) conjunto de questões ou temas que devem ser respondidos pelos alunos com suas próprias palavras.

( ) conjunto de questões que solicita ao aluno que escolha uma resposta entre alternativas possíveis de resposta.

( ) permitem avaliar hábitos não só de organização do pensamento, mas também aqueles necessários para o trabalho escolar: organização, legibilidade da letra, etc.

( ) requer resposta mais precisa e é possível controlar mais a interferência de fatores subjetivos.

A sequência CORRETA dessa associação é:

  • A. 1, 2, 1 e 2.
  • B. 1, 2, 2 e 1.
  • C. 1, 1, 2 e 2.
  • D. 2, 2, 1 e 1.
  • E. 1, 2, 2 e 2.

Questão de Concurso - 1113384

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 33

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Médio

Segundo Hoffmann, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, ao que se refere a uma tarefa avaliativa bem elaborada.

( ) Favorece a expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução pelos alunos.

( ) Possibilita ao professor investigar as hipóteses construídas pelos alunos ou os processos de raciocínio de que se utilizaram.

( ) Uma tarefa que suscita respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – F – F.
  • B. V – V – V.
  • C. F – F – V.
  • D. F – V – F.
  • E. F – F – F.

Questão de Concurso - 1132208

Concurso Professor de Atendimento Educacional Especializado 2018

Questão 40

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

A discussão acerca da avaliação do desempenho escolar evidencia a necessidade de reflexão sobre formas alternativas de avaliar e conhecer o aluno, principalmente quando se refere ao aluno com deficiência. Analise as ideias de Miranda e Bordás sobre avaliação na Educação Especial, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O estabelecimento de formas de avaliação comuns a todos os alunos é adequado para conhecer o seu nível de conhecimento e aprendizagem.

( ) Os professores têm uma concepção diversificada de avaliação educacional; alguns a concebem como verificação da assimilação de conteúdos e objetivos específicos, outros consideram que a avaliação do aluno com deficiência deve ser diferente à do ensino regular.

( ) Os erros no procedimento de diagnóstico e a inexistência de avaliação e acompanhamentos adequados vêm perpetuando uma série de equívocos quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos especiais.

( ) A avaliação na perspectiva inclusiva é um processo contínuo e contextualizado no qual a referência deve ser a trajetória individual do estudante, sem que haja classificações ou comparações.

( ) Em todos os casos, a avaliação é realizada para obter um diagnóstico que justifique o atendimento na educação especial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – V – V – V.

  • B.

    V – V – F – F – V.

  • C.

    V – F – V – V – F.

  • D.

    F – V – V – V – F.

  • E.

    F F F F F.

Questão de Concurso - 1123695

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 65

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens.

A concepção formativa da avaliação considera os erros e acertos do aluno como ponto de partida para uma investigação docente, que orienta a ação pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado