Nas modalidades de avaliação, segundo Bloom (apud
Sant’anna, 1995), o professor pode realizar avaliação de
forma diagnóstica, formativa e somativa, conforme o fim a
que se destina. A avaliação formativa tem como objetivo
situar professor e aluno
A
na inauguração de um processo de ensino e
aprendizagem, no início de um novo ano letivo,
aplica-se, ao início de um período específico, uma
unidade ou um novo assunto a ser trabalhado.
B
no final de um processo de ensino e aprendizagem,
realizada ao final de um estudo, de uma unidade, de
um período de tempo determinado, que pode ser um
bimestre, um semestre ou um ano letivo.
C
no início e no final do processo de ensino e
aprendizagem, realizada durante o trabalho do professor
com os alunos. Informa os resultados parciais da
aprendizagem ainda no decorrer do desenvolvimento das
atividades.
D
durante um processo de ensino e aprendizagem, realizada
durante o trabalho do professor com os alunos. Informa
os resultados parciais da aprendizagem ainda no decorrer
do desenvolvimento das atividades.