Questão 1094966 - Práticas avaliativas
Concurso: Prefeitura de Vitória - ES 2010 (2ª edição)
Cargo: Professor de Educação Básica - Área: Dinamizador de artes
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Nível: Superior
Pedagogia Avaliação Educacional Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados Práticas avaliativas
De acordo com a autora Maria Teresa Esteban (2002), a avaliação, que mantém a lógica do exame, pode se tornar um mecanismo de (...) manter a disciplina; um dos instrumentos capazes de atuar com intensidade e amplitude sobre o sujeito (...). Tem o sentido de disciplinar não só o corpo, mas também o pensamento, a vontade, as disposições .
Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
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A.
o sujeito se percebe como vítima do processo e identifica a avaliação como causadora de seu fracasso escolar.
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B.
não importa a classe social do sujeito, pois o mecanismo de avaliação equipara a todos a um mesmo patamar.
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C.
não é claro ao sujeito que ele está sendo vítima de um processo de avaliação sutil, que lhe faz internalizar sentimento de culpa por seu fracasso.
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D.
a avaliação é fundamental e indispensável no processo ensino-aprendizagem, pois só através dela, se pode medir o progresso do sujeito.
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E.
há uma violência simbólica na medida em que todos são obrigados a submeterem-se ao processo de avaliação.