Questões de Concurso de Psicologia genética de Piaget - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1132943

Concurso Professor Nível II - Área Língua Portuguesa 2017

Questão 18

Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível Superior

Conteúdo das matérias, ação de ensinar e ação de aprender são chamados por Libâneo de:

  • A. Elementos facilitadores do ensino.
  • B. Elementos supletivos didática.
  • C. Elementos constitutivos da didática.
  • D. Elementos propulsores do ensino.

Questão de Concurso - 1084071

Concurso

Questão 26

Nível

“Não há docência sem discência.”

(Paulo Freire.)

Com a afirmativa acima, o educador Paulo Freire inicia um diálogo sobre os conhecimentos necessários para a realização da prática educativa. Assinale a opção que melhor explicita a afirmativa de Paulo Freire.

  • A. “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
  • B.

    “Quem ensina, transfere conhecimento”.

  • C.

    “A teoria e a prática, na formação docente, devem seguir caminhos distintos”.

  • D.

    “O aluno é o objeto de formação do professor”.

  • E.

    “Ensinar e aprender são processos independentes”.

Questão de Concurso - 532249

Concurso IFB Professor de Ensino Básico - Área Dança Clássica 2010

Questão 41

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Libâneo, citando Chiavenato, define organização como “unidades sociais constituídas de pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos”. Neste sentido, o autor classifica a escola como sendo uma organização onde as interações entre as pessoas visam à promoção da formação humana. Com relação à organização escolar, julgue os itens que seguem.

A concepção a respeito dos objetivos da educação em relação à formação dos alunos determinará os significados assumidos pela organização e gestão da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1215984

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Professor de Educação Básica - Área: Português 2019

Questão 56

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Para Miguel Arroyo (2012), a teoria pedagógica moderna "continua apegada a uma visão inferiorizante dos educandos, povos a colonizar/educar".


Esse "apego", ao que o autor define como "visão inferiorizante", acarreta a redução da diversidade pedagógica uma vez que


  • A.

    delimita tratamentos subjetivos.

  • B.

    desumaniza métodos avaliativos.

  • C.

    desperdiça processos educativos.

  • D.

    desalinha procedimentos analíticos.

Questão de Concurso - 1095319

Concurso Professor Educação Infantil ao 5º ano 2019

Questão 28

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Com relação às caraterísticas da Pedagogia Montessoriana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) É baseada em materiais com a função de estimular e desenvolver um impulso interior, que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

( ) Propõe desenvolver a totalidade da criança, preocupando-se apenas com as capacidades cognitivas.

( ) Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e, assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A. V – V – V.
  • B. F – V – F.
  • C. V – V – F.
  • D. F – F – V.
  • E. V – F – V.

Questão de Concurso - 1202693

Concurso Supervisor Pedagógico 2018

Questão 31

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Um dos aspectos fundamentais de organização do trabalho na escola é a definição de objetivos educacionais. Libâneo (2013) considera dois níveis de objetivos educacionais, os gerais e os específicos, que devem ser elaborados pelo professor, conforme os contextos de referência e a situação concreta em que serão aplicados. 


Associe corretamente o nível do objetivo à recomendação para a sua formulação. 

Níveis 

1.Geral 
2. Específico 

Recomendações 

( ) Focalizar, no ensino da matéria, a sua própria visão de educação e de sociedade. 

( ) Relacionar propósitos mais amplos ao papel da escola e do ensino, face às exigências da realidade social. 

( ) Selecionar tópicos para a compreensão das relações entre escola e sociedade, destacados no papel da matéria de ensino. 

( ) Transformar tópicos do conteúdo numa proposição que expresse o resultado esperado ao término do estudo da unidade didática. 

( ) Organizar uma sequência lógica de modo a possibilitar a inter-relação dos conceitos e das habilidades e facilitar uma compreensão de conjunto. 

A sequência correta dessa associação é

  • A.

    (2); (2); (1); (1); (1).

  • B.

    (1); (1); (2); (2); (2).

  • C.

    (2); (1); (1); (2); (1).

  • D.

    (1); (2); (2); (1); (2).

Questão de Concurso - 1213300

Concurso Professor de Educação Básica 2019

Questão 30

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Para Perrenoud (2000, p.11) “[um roteiro para um novo ofício] surge relacionado a uma crise, em tempo em que os professores tendem a se voltar para sua turma e para as práticas que se mostram válidas.” 


A respeito das dez novas competências profissionais docentes propostas por esse autor, é correto afirmar que

  • A.

    organizar e dirigir situações de aprendizagem em escolas mais eficazes é uma maneira complicada de designar o que fazem espontaneamente os professores, isto é, sem despender muito tempo e energia para organizar situações de ensino.

  • B.

    para envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho é preciso suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber e desenvolver na criança a capacidade de autoavaliação.

  • C.

    antes de iniciar a participação na/da administração da escola, faz-se necessário esperar que os professores evoluam no sentido de compreender a importância da responsabilização e da participação nos projetos da instituição.

  • D.

    para utilizar novas tecnologias na escola, é desnecessário pensar a interação entre a evolução dos instrumentos, as competências intelectuais e a relação com o saber que a escola pretende formar.

Questão de Concurso - 1191568

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Pedagogia 2019

Questão 44

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

“O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Faz parte das condições em que aprender criticamente é possível, a pressuposição por parte dos educandos de que o educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos.” (Paulo Freire)

Para Paulo Freire, nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em:

  • A.

    pessoas competentes, hábeis, com conhecimentos, comportamento ou valores adquiridos ou modificados.

  • B.

    reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.

  • C.

    indivíduos com cultura, estudo, experiência, formação, autonomia, raciocínio e observação.

  • D.

    seres humanos moldados pelas relações interpessoais estabelecidas na escola entre os sujeitos que dela participam.

  • E.

    adultos conscientes de sua condição humana, atentos aos conhecimentos adquiridos via observação, identificação e pesquisa.

Questão de Concurso - 1193358

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Coordenador de Turno 2019

Questão 36

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

“Penso que a natureza estética da educação não significa que isto ocorra, explícita e conscientemente, o tempo todo. Creio que a partir do momento em que entramos na sala de aula, do momento em que você diz aos alunos: “Olá, como vão?”, você inicia, necessariamente, um jogo estético. E assim é porque você é um educador que tem que representar um papel estratégico e diretivo na pedagogia libertadora. Existem três dimensões que estão sempre juntas no ato de educar. Creio, por isso, que quanto mais o educador percebe com clareza essas características do ensino, mais pode melhorar a eficiência da pedagogia.” (Paulo Freire, in: Medo e Ousadia)

Assim, segundo Paulo Freire, trabalhamos na formação dos alunos, simultaneamente:

  • A.

    os valores morais, o desenvolvimento cognitivo, além de atividades psicomotoras.

  • B.

    um conhecimento científico, a ampliação cultural e o amor pelos outros seres viventes.

  • C.

    uma determinada teoria do conhecimento posta em prática, um ato político e um ato estético.

  • D.

    a socialização crítica, a compreensão por meio da experiência e os mecanismos de analogias.

  • E.

    um conjunto das informações e princípios armazenados pela humanidade e a visão do homem vitruviano.

Questão de Concurso - 1193360

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Coordenador de Turno 2019

Questão 37

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O papel da educação escolar no desenvolvimento da criança e do adolescente é a socialização do saber sistematizado. Esse papel consiste na interrelação entre a esfera da vida cotidiana e as esferas não cotidianas, ou seja, para os estudantes passarem do saber que já possuem adquiridos em diversos espaços e situações - denominados de conceitos espontâneos (VIGOTSKY) - para um conhecimento elaborado ou científico, é necessária a intervenção de um adulto, aqui, no caso, o docente, que tem a função de criar e possibilitar meios e condições para que ocorra esta passagem, bem como a aprendizagem, e por consequência, desenvolvimento humano.

O docente é responsável por criar situações e práticas para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem entre os estudantes. O conjunto de possibilidades e recursos que são criados pelo docente e disponibilizados aos estudantes, como forma de garantia do direito de aprendizagem, e que lhes possibilita meios para se apropriarem de novos aprendizados, que cria situações e problemas que os levem a superar estágios de desenvolvimento e concepções acerca da realidade à sua volta, bem como dos conceitos já construídos, além de elaborar outros, é o fundamento básico do conceito de:

  • A. mediação no processo ensino aprendizagem.
  • B. procedimento curricular neoliberal.
  • C. ecologia humanista e ambiental.
  • D. conhecimento histórico-social e crítico.
  • E. metodologia libertária não-diretiva.