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Edgar Morin, no livro Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro (2000), propõe u...

Edgar Morin, no livro Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro (2000), propõe uma reforma do pensamento para evoluir no conhecimento dos problemas do mundo. Segundo o autor, “esta reforma é paradigmática e, não, programática: é a questão fundamental da educação, já que se refere à nossa aptidão para organizar o conhecimento” (MORIN, 2000, p. 35). A respeito de tal reforma é incorreto afirmar que, de acordo com o autor:
A

Existe uma inadequação entre saberes divididos, compartimentados, e saberes multidisciplinares presentes nos problemas da realidade atual. Para trabalhar essa inadequação, a educação precisa tornar evidentes alguns aspectos invisíveis, como o contexto, o global, o multidimensional e o complexo.

B

As conexões entre diferentes disciplinas são, a princípio, invisíveis. É apenas por meio do desenvolvimento do complexo que se pode ter uma visão do conjunto.

C

O domínio do contexto gera uma organização e tomada de sentido das informações, pois o significado destas depende do local e condições nas quais se inserem.

D

O ensino fragmentado e dividido por disciplina não estimula a capacidade natural que a inteligência humana possui de contextualizar. É preciso que esta capacidade seja estimulada, por meio das conexões entre partes e todo, e entre o todo e as partes.