Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP)

O que se espera da escola hoje é uma educação de qualidade, tendo como sustentáculos o projeto político-pedagógico e a gestão democrática.” (Ilma Passos Alencastro Veiga). Tendo isso em vista, analise as proposições a seguir a respeito do projeto político pedagógico na visão dessa autora.


I- O projeto político-pedagógico precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre seus autores: professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos, representantes da comunidade.

II- O projeto político-pedagógico é um documento que se restringe à dimensão pedagógica da escola, por meio de um agrupamento de projetos e de planos de ensino de cada professor em sua sala de aula. 

III- O projeto político-pedagógico deve refletir a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que também pode ser influenciado por ela. 

IV- O projeto político-pedagógico deve explicitar os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, os tipos de organização e as formas de implementação e avaliação da escola. 


Estão corretas as afirmações:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, III e IV, apenas.