Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP)

Considerando que crianças e profissionais da Educação Infantil passam, em média, um terço de seu dia no interior da creche ou da pré-escola que frequentam, a qualidade desses ambientes afeta significativamente a vida de seus usuários, além de influenciar o projeto político-pedagógico e o processo educacional ali desenvolvidos (BRASIL, 2006a).

Em relação ao papel do educador na organização dos espaços, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É preciso possibilitar para a criança um espaço adequado e seguro, que vai além de sua sala de atividades, onde possa experimentar diversas formas de se locomover (engatinhando, escorregando, pulando obstáculos, abaixando-se, correndo, equilibrando-se).
  • B. O espaço deve ser estruturado, com ordem e higiene, possibilitando o controle, pelo educador, das ações das crianças.
  • C. A organização do espaço deve caracterizar-se pela ordenação dos materiais e de sua acessibilidade apenas pelo educador.
  • D. Os ambientes internos e externos devem ser compatíveis com as práticas pedagógicas, a cultura, o desenvolvimento infantil e a acessibilidade universal, envolvendo o conceito de ambientes inclusivos.