Questões de Concurso de Sexualidade - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1197570

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2018

Questão 30

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

Antigamente a inteligência era vista como um traço inato, global, que pouco mudava no decorrer do desenvolvimento, acreditava-se em uma inteligência geral, conhecida como fator “g”. Assim podemos afirmar que a INTELIGÊNCIA é, EXCETO:

  • A.

    A capacidade de não resolver problemas e criar atritos dentro de um ou mais cenários culturais e intelectuais.

  • B.

    Uma possibilidade, encontrada em graus variáveis em todos os indivíduos (exceto por algum dano cerebral), e que os mesmos possuem todos esses potenciais.

  • C.

    inteligência é a chave para o sucesso na resolução de problemas, e se manifestam de maneiras e níveis desenvolvimentais diferentes.

  • D.

    Inteligência é a presença de áreas no cérebro que correspondem a determinadas formas de conhecimento, diferentes modos de processamento de informações e identificação das diversas competências intelectuais humanas.

Questão de Concurso - 1123497

Concurso Professor Pedagogo 2019

Questão 28

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Para o processo de formação do pensamento lógico e abstrato enfatiza se a linguagem verbal. No entanto, o pensamento faz uso de outras formas de linguagem, diferentes da verbal, tais como a visual, a sonora, a tátil, a motora. Nesse sentido, pode se afirmar que:

  • A.

    o desenvolvimento cognitivo depende do contexto social.

  • B.

    o pensamento se alimenta de expressões artísticas e sensíveis.

  • C.

    as diferentes linguagens estimulam a inteligência e as relações pessoais.

  • D.

    não há diferença entre os diferentes tipos de linguagem.

  • E.

    não existe uma linguagem única e universal para o pensamento.

Questão de Concurso - 770580

Concurso Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 2013

Questão 38

CONSULPLAN Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Superior

Em relação à alfabetização e letramento, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Os processos de alfabetização e letramento são complementares e inseparáveis.
  • B. Ensinar a ler e escrever também possibilita o acesso dos significados que, historicamente, se construíram e se constroem para a realidade.
  • C. Uma facilidade para a realização de um planejamento que integra alfabetização e letramento é o acesso ilimitado dos alunos de meios populares à produção escrita, no cotidiano de suas vidas.
  • D. Alfabetizar, hoje, também significa letrar, ou seja, possibilitar ao aluno o acesso a conhecimentos e capacidades que lhe permitam progressivamente se inserir num mundo organizado em torno da língua escrita.
  • E. A consolidação dos processos de alfabetização e letramento supõe a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita, dentre as quais se inclui a capacidade de compreender textos pertinentes às outras áreas de conhecimentos.

Questão de Concurso - 1176562

Concurso IFBA Professor de Ensino Básico,Técnico e Tecnológico - Área: Pedagogia 2019

Questão 48

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Considerando o desenvolvimento mental da criança como processo de assimilação da experiência do gênero humano, analise as assertivas abaixo:

I. O desenvolvimento mental da criança é qualitativamente diferente do desenvolvimento ontogênico do comportamento animal.

II. O aspecto mais importante do desenvolvimento da criança é a assimilação ou apropriação da experiência acumulada pelo gênero humano no decurso da história social.

III. O desenvolvimento filogenético dos animais pode representarse como a acumulação da experiência individual e uma subsequente adaptação reflexa inata a condições externas complexas e dinâmicas.

Assinale

  • A.

    se todas as assertivas estiverem corretas.

  • B.

    se somente as assertivas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as assertivas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as assertivas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se somente a assertiva I estiver correta.

Questão de Concurso - 1113593

Concurso Professor de Educação Básica I 2018

Questão 51

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

A entrada das crianças de seis anos no Ensino Fundamental impõe novos desafios, sobretudo pedagógicos, para a área educacional. Para a garantia do direito à educação, um desses desafios é pensar o desenvolvimento da linguagem escrita. Para tanto, a psicologia genética tem dado uma contribuição importante, visto que ajuda o professor a compreender como se passa de um estado de conhecimento a outro (BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.). De acordo com o referido documento, na linha da evolução psicogenética da língua escrita,

  • A.

    o terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético.

  • B.

    o segundo período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.

  • C.

    no primeiro período, o aprendiz busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.

  • D.

    no primeiro período, interessa conhecer os aspectos figurativos da escrita infantil, como a qualidade do traçado e a distribuição espacial das formas.

  • E.

    no terceiro período, para saber se houve uma produção escrita, devem ser considerados os aspectos figurativos e os aspectos construtivos do texto.

Questão de Concurso - 988645

Concurso EBSERH Pedagogo 2018

Questão 87

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A habilidade de compreensão do outro é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 988646

Concurso EBSERH Pedagogo 2018

Questão 88

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A capacidade de aprendizagem independe de autoestima.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 988647

Concurso EBSERH Pedagogo 2018

Questão 89

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A racionalidade determina o processo de ensino-aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 841620

Concurso Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano 2016

Questão 39

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

O psicólogo russo Lev Vigotsky denomina o espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor de
  • A. equilibração.
  • B. prontidão.
  • C. quociente de inteligência.
  • D. zona de desenvolvimento imediato.
  • E. andaime.

Questão de Concurso - 842618

Concurso Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Atendimento Educacional Especializado 2016

Questão 35

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), assinale a opção correta.
  • A. Sendo o desenvolvimento físico normal, os reflexos primitivos desaparecem em torno dos vinte e quatro meses de idade.
  • B. As etapas do desenvolvimento do sistema nervoso central são estáticas, independentes entre si.
  • C. Características hereditárias não interferem no desenvolvimento neuropsicomotor.
  • D. Os fatores que determinam susceptibilidade ao atraso no DNPM podem ser de natureza biológica, social e familiar ou ambiental.
  • E. A pobreza é considerada um fator de risco ao atraso do DNPM.