Imagem de fundo

A professora propôs que a turma de 5 e 6 anos de idade produzisse textos sobre os temas...

A professora propôs que a turma de 5 e 6 anos de idade produzisse textos sobre os temas trabalhados ou algum outro que fosse do interesse dela. De acordo com uma perspectiva histórico-cultural da apropriação da linguagem oral e escrita, pode-se constatar que:

A

a professora está equivocada, pois as crianças desta faixa etária ainda não são capazes de estruturar, pela escrita, textos apenas por meio da linguagem.

B

a criança desta faixa etária só é capaz de representar as situações vividas por meio de desenhos, e estes não são considerados formas de escrita.

C

ao iniciar o processo de aprendizagem, a escrita é simbólica, pois representa graficamente o texto produzido oralmente e, portanto, a linguagem.

D

provavelmente a professora fará um trabalho de construção de texto coletivo para, posteriormente, as cr ianças copiarem e, aos poucos, familiarizarem-se com a escrita.

E

a intenção da professora com esta prática está em avaliar em qual fase da escrita a criança se encontra, intervindo na construção correta das palavras.