Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Sexualidade

Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:

  • A.

    A mediação “consiste no processo estímulo/resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio”;

  • B.

    A mediação “consiste na ação do Educador ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida”;

  • C.

    A mediação “não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Assim, refere-se à liberdade de ação oportunizada ao aluno para construir o seu próprio conhecimento”;

  • D.

    A mediação “é definida como o processo de adaptação que requer a assimilação e a acomodação do conhecimento”;

  • E.

    A mediação “é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento”.