Questões de Concurso de Psicologia da educação infantil - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1082674

Concurso IFSP Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 2018

Questão 16

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Nível Superior

As teorias psicogenéticas, discutidas por La Taylle, Oliveira e Dantas (1992), trazem a temática da afetividade e cognição. Entre as teorias psicogenéticas destaca-se a desenvolvida por Jean Piaget (1896-1980), que contribui para a compreensão do desenvolvimento do juízo moral na criança. Com base na teoria piagetiana pode-se afirmar que:

  • A.

    Todo ato moral envolve obrigatoriamente dois aspectos: o dever e o bem, sendo que o primeiro corresponde ao sentimento de obrigatoriedade que experimentamos perante uma regra moral.

  • B.

    Os aspectos mais difundidos e explorados na abordagem piagetiana são aqueles referentes ao funcionamento cognitivo, entre eles, a centralidade dos processos psicológicos superiores no funcionamento típico da espécie humana.

  • C.

    A teoria piagetiana é considerada uma teoria cognitivista, à medida que se preocupou com a investigação dos processos internos relacionados à aquisição, organização e uso do conhecimento.

  • D.

    Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por tais regras.

Questão de Concurso - 1176388

Concurso Professor Substituto de Ensino Fundamental 2019

Questão 26

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Para Vinha, o desenvolvimento moral refere-se ao desenvolvimento das crenças, dos valores, das ideias dos sujeitos sobre a noção do certo, do errado, dos juízos. Portanto, refere-se ao que o indivíduo deve ser, como ele deve agir perante o outro. Segundo a autora, quando Piaget afirma que uma pessoa governa a si mesma, é responsável pelos seus atos, leva em conta o outro antes de tomar uma decisão, está se referindo

  • A.

    à moral heterônoma.

  • B.

    ao senso de justiça.

  • C.

    à moral autônoma.

  • D.

    aos valores pessoais do indivíduo.

  • E.

    à moral externa.

Questão de Concurso - 1176394

Concurso Professor Substituto de Ensino Fundamental 2019

Questão 31

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Piaget (in De La Taille, Oliveira e Dantas, 1992) dividiu a evolução da prática e da consciência da regra em três etapas. Em uma delas, afirma o teórico da educação, as crianças de até cinco, seis anos de idade não seguem regras coletivas, interessam-se pelos jogos de regras para satisfazerem seus interesses motores ou suas fantasias simbólicas e não tanto para participarem de uma atividade coletiva. Nesse caso, está se referindo à etapa da

  • A.

    autonomia.

  • B.

    heteronomia.

  • C.

    anomia.

  • D.

    egocentrismo.

  • E.

    sincretismo.

Questão de Concurso - 1191318

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2019

Questão 20

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Um professor de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental embasa sua prática pedagógica na teoria de Jean Piaget. Na aula sobre o tema força e movimento, na abordagem construtivista, esse professor deverá:

  • A.

    ler para a turma sobre o conteúdo e, a partir da apresentação de slides, descrever o conceito de força e de movimento.

  • B.

    aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes.

  • C.

    utilizar o livro didático para sintetizar conceitos e informações relacionados ao conteúdo e anotar os tópicos principais no quadro.

  • D.

    partir do saber do cotidiano sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar desafios para desenvolvimento do conceito desejado.

  • E.

    demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar, em seguida, avaliação oral do conteúdo trabalhado.

Questão de Concurso - 1095308

Concurso Professor Educação Infantil ao 5º ano 2019

Questão 23

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Um professor observou as seguintes características no comportamento de seus estudantes: egocentrismo, animismo, explicação do mundo com realismo mágico e irreversibilidade do pensamento.

Assinale a opção que indica a etapa do desenvolvimento das crianças, de acordo com as teorias de Piaget.

  • A. Operações formais.
  • B. Psicogenética da leitura e escrita.
  • C. Operações concretas.
  • D. Pré-operatório.
  • E. Sensório-motor.

Questão de Concurso - 1197548

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2018

Questão 23

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

Para Piaget (1975), os indivíduos se tornam cada vez mais aptos ao equilíbrio, quando constróem e reconstróem continuamente suas estruturas. Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de Estágios que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes. Assinale a alternativa que indica a ordem desses estágios corretamente:

  • A.

    Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, estágio formal.

  • B.

    Sensório-motor, pré-operatório, estágio formal, operatório concreto.

  • C.

    Pré-operatório, estágio formal, sensório-motor, operatório concreto.

  • D.

    Operatório concreto, sensório-motor, pré-operatório, estágio formal.

Questão de Concurso - 1197561

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2018

Questão 28

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

Para Piaget, a unidade das peculiaridades do pensamento infantil é de:

  • A.

    Familiaridade

  • B.

    Egocentrismo

  • C.

    Socialismo

  • D.

    Dirigida

Questão de Concurso - 1172192

Concurso Professor - Área: Pedagogia 2019

Questão 38

Ganzaroli Assessoria, Consultoria e Concursos (Ganzaroli)

Nível Superior

A brincadeira ou o ato de brincar é observado nas crianças desde a mais tenra infância, é nesse momento da vida que a criança descobre que pode imaginar o que quiser e “viver” nesse mundo imaginário cheio de fantasias e muita emoção. Esse lúdico, carregado de sentimentos e emoções, é responsável por conectar ou integrar todos os aspectos que constituem os seres humanos, físicos, cognitivos, afetivos e sociais, possibilitando desta maneira que o brincar auxilie nos processos de aprendizagem. Quando discute-se sobre a importância do lúdico na aprendizagem, inevitavelmente, faz-se uma relação com os estudos de Piaget e as fases de desenvolvimento.

I. Sensório-motor (0-3 anos).

II. Pré-operatório (3 a 8 anos).

III. Operatório concreto (8 a 12 anos).

IV. Operatório formal (12 a 14 anos).

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a alternativa (IV) está correta.
  • B. Somente as alternativas (I e II) estão corretas.
  • C. Todas alternativas estão corretas.
  • D. Todas alternativas estão incorretas.

Questão de Concurso - 1163592

Concurso Professor de Ciências 2019

Questão 29

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

Considerando o processo de construção do conhecimento científico pela criança, segundo a visão do pensador e biólogo Jean Piaget, é certo que:

  • A.

    O saber experimentar será desenvolvido pelos alunos a partir de dez e onze anos, porque exige deles o pensamento formal, que é necessário para fazer antecipação hipotética dos resultados, próprio do plano mental.

  • B.

    Apenas a partir do 4º ano, nas aulas de Ciências, os alunos vão conseguir construir ferramentas que os ajudem na compreensão dos fenômenos do “saber experimentar.”

  • C.

    A reflexão e a experimentação dependem do ensino e da aprendizagem que acontecem em sala de aula para que realmente ocorra a efetivação do saber.

  • D.

    As relações gradualmente estabelecidas pelos alunos no campo do saber só acontecem no plano da conceituação.

Questão de Concurso - 1132007

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 33

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

O pensamento é visto como um conjunto de significados que atribuímos à vida e a tudo que se relaciona com ela, ao mesmo tempo, é construído paulatinamente, pois depende de variáveis e de diferentes recursos. Jean Piaget, ao observar os próprios filhos, fez grandes descobertas na área do desenvolvimento infantil. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, conforme a teoria de Piaget.

( ) As crianças compreendem o mundo pelas experimentações que são aguçadas pela curiosidade inata.

( ) O desenvolvimento mental da criança acontece por meio de esquemas, sendo que o primeiro é o abstrato.

( ) A criança compreende o mundo por meio de esquemas mentais.

( ) Cada esquema de ação da criança passa por dois processos distintos: acomodação e assimilação.

( ) O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, ou seja, pelos instrumentos linguísticos do pensamento e, também, pelas experiências socioculturais da criança.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – F – V – V.

  • B.

    F – V – V – F – F.

  • C.

    V – F – V – V – F.

  • D.

    F – F – F – V – F.

  • E.

    V – V – V – F – V.