Questões de Concurso de Referencial Curricular para a Educação Infantil - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1142015

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 43

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

De acordo com o Referencial curricular nacional para a educação infantil, volume 3, o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças poderão ocorrer no fazer artístico, assim como no contato com a produção de arte presente nos museus, livros, reproduções, revistas, vídeos, ateliê de artistas e artesãos, feiras, espaços urbanos, entre outros. De acordo com o documento, o desenvolvimento da capacidade artística e criativa da criança deve estar apoiado, também,

  • A.

    na prática reflexiva das crianças ao aprender, que articula a ação, a percepção, a sensibilidade, a cognição e a imaginação.

  • B.

    no “deixar fazer”, ou seja, permitir que a criança crie sem intervenção, modelos, padrões ou avaliações, respeitando os dons e talentos de cada um.

  • C.

    nas atividades de artes que servem, basicamente, para passar o tempo e relaxar, por meio de desenhos prontos e modelagens com massinhas.

  • D.

    no trabalho de arte com uma conotação decorativa, servindo para ilustrar temas de datas comemorativas e enfeitar as paredes com motivos considerados infantis.

  • E.

    no uso das atividades das artes para reforçar ou favorecer o aprendizado dos mais variados conteúdos, pois a arte ativa o funcionamento do cérebro.

Questão de Concurso - 1192479

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 18

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) traz a ideia de organizar o mobiliário dentro da sala de aula na educação infantil, assim como introduzir materiais específicos para a montagem de ambientes novos, ligado aos projetos em curso, podendo também transcender essa aprendizagem e o espaço da sala, em área externa e de outros espaços da instituição e fora dela. Dentre esses espaços fora do ambiente escolar que o RCNEI sugere, o que podemos trabalhar com as crianças, contribuindo para qual objetivo e finalidade no trabalho pedagógico?

  • A.

    Analisar a influência do espaço na formação integral do educando.

  • B.

    Aumentar seus conhecimentos sociais.

  • C.

    Enriquecer e potencializar as aprendizagens.

  • D.

    Desenvolver habilidades psicossociais. 

Questão de Concurso - 1192482

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 19

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) foi criado de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre quais aspectos:

  • A.

    Justificativas, disciplinas e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de três a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

  • B.

    Objetivos, conteúdos e sugestões didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pessoais e a diversidade religiosa.

  • C.

    Finalidades, projetos e orientações didáticas para os professores que atuam diretamente com crianças de um a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

  • D.

    Objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

Questão de Concurso - 1197484

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2018

Questão 19

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) fala sobre trabalho direto com crianças pequenas, no qual exige que o professor tenha uma competência polivalente. O que significa ser polivalente:

  • A.

    Ser polivalente significa que o professor pode trabalhar somente conteúdos com os quais tem afinidade, não necessariamente de naturezas específicas, e que abrangem somente os cuidados intelectuais essenciais e alguns conhecimentos diversos provenientes.

  • B.

    Ser polivalente significa que ao professor não cabe trabalhar alguns conteúdos de naturezas específicas que abrangem somente os cuidados básicos essenciais e alguns conhecimentos diversos provenientes.

  • C.

    Ser polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

  • D.

    Ser polivalente significa que ao professor cabe trabalhar alguns conteúdos de naturezas específicas que abrangem somente os cuidados básicos essenciais e alguns conhecimentos específicos provenientes.

Questão de Concurso - 1197555

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2018

Questão 26

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um guia de orientação que serve de base para discussões entre profissionais de um mesmo sistema de ensino ou no interior da instituição, na elaboração de projetos educativos singulares e diversos. Dentre essas orientações, quais são as contribuições que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) traz para a educação?

I - Contribuir para o planejamento e seu desenvolvimento;

II - Contribuir para o espaço físico escolar;

III – Contribuir para a avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças brasileiras;

IV - Contribuir para a construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

  • A.

    Somente a afirmativa I está correta.

  • B.

    Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

  • D.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Questão de Concurso - 1192513

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 28

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

No RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), o auxílio e orientação quanto à alimentação que o educador pode oferecer às crianças, se dá por meio de cardápios balanceados, cuidados com o preparo de lanches e outras refeições, dentro dos projetos pedagógicos que envolvam o conhecimento sobre os alimentos, as preparações culinárias cotidianas ou que façam parte de festividades. Esass práticas permitem que as crianças aprendam sobre o quê?

  • A.

    A função social da alimentação e as práticas culturais.

  • B.

    A função social do programa escolar e as práticas alimentares.

  • C.

    A função social do urbanismo e as práticas culturais.

  • D.

    A função social da cultura e as práticas socioeducativas.

Questão de Concurso - 1134235

Concurso Professor de Língua Portuguesa 2013

Questão 28

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

A proposta curricular da educação infantil deve garantir experiências, entre outras, que

  • A.

    inviabilizem recursos tecnológicos e midiáticos.

  • B.

    retraiam a interação, a preservação e o conhecimento da biodiversidade.

  • C.

    obstaculizem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.

  • D.

    terrifiquem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.

  • E.

    promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança.

Questão de Concurso - 1096229

Concurso Professor de Educação Básica II 2011

Questão 43

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

“Não há como ignorar, segundo Kramer (2006, p.23), que as relações que cercam a criança fazem parte do caráter social e econômico, pois [...] a relação primeira existente entre o adulto e a criança é econômica”. A criança depende economicamente do adulto e a [...] significação econômica da infância fundamenta o valor atribuído à criança nos vários domínios da realidade social. O que comprova esta afirmação é que [...] as aspirações educacionais aumentam à proporção em que se acredita que a escolaridade poderá representar maiores ganhos [...] A Educação Infantil ainda sofre com a precarização de políticas municipais: atendem a um número excessivo de crianças em relação aos espaços disponibilizados, os materiais utilizados são inadequados às atividades infantis, além da formação do professor, que não permite que atenda plenamente aos requisitos propostos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.” Sobre o exposto, analise os itens a seguir. 


I. A Educação Infantil ainda apresenta alguns problemas no que diz respeito aos aspectos políticos e econômicos, pois, mesmo considerado um direito da criança, não está devidamente consolidada como apregoam os documentos e leis que a garantem. 

II. Na infância, a prioridade é compensar as privações culturais das crianças consideradas carentes, estimulando a leitura e atendendo plenamente às suas necessidades básicas, o que já se percebe por meio do atendimento pleno dos espaços e atividades adequadas. 

III. Para Kramer, aspectos políticos e econômicos, na prática, ainda se sobrepõem ao social, pois, apesar de haver uma preocupação em compreender que a criança precisa ser assistida, ainda não se percebe o atendimento de suas especificidades. 


Assinale a alternativa que aponta os itens corretos.

  • A.

    Somente I e II estão corretos.

  • B.

    Somente II e III estão corretos.

  • C.

    Somente I e III estão corretos.

  • D.

    Somente II está correto.

  • E.

    Somente I está correto.