Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Papel da afetividade na aprendizagem

O mundo está em movimento. A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho. Com base nesse cenário, analise as afirmativas a seguir:


I. As propostas de reforma curricular para o Ensino Médio se pautam nas constatações sobre as mudanças no conhecimento e seus desdobramentos, no que se refere apenas à escola.

II. A formação do aluno deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas à formação geral.

III. Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.

IV. Nas sociedades tradicionais, a estabilidade da organização política, produtiva e social garantia um ambiente educacional relativamente estável. Agora, a velocidade do progresso científico e tecnológico e da transformação dos processos de produção torna o conhecimento rapidamente superado, exigindo-se uma atualização contínua e colocando novas exigências para a formação do cidadão.

V. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.


Assinale


  • A.

    se apenas as afirmativas I, II, III e V forem verdadeiras.

  • B.

    se apenas as afirmativas III, IV e V forem verdadeiras.

  • C.

    se apenas as afirmativas I, III e IV forem verdadeiras.

  • D.

    se apenas as afirmativas II, IV e V forem verdadeiras.

  • E.

    se apenas as afirmativas I, II e V forem verdadeiras.