Imagem de fundo

Ao se trabalhar com o conceito de Educação Ambiental “como um processo educativo que di...

Ao se trabalhar com o conceito de Educação Ambiental “como um processo educativo que dialoga com valores éticos e regras políticas de convívio social, cuja compreensão permeia as relações de causas e efeitos dos elementos socioambientais numa determinada época, para garantir o equilíbrio vital dos seres vivos,” a formação continuada considera algumas condições que estão atreladas a esse conceito, tal como:

A

concentrar o processo de EA apenas no coletivo e, no caso da escola, isto pressupõe também um aprendizado institucional, ou seja, seria necessário que a “instituição escola” se submetesse a uma mudança de agenda e procedimentos burocráticos.

B

focar na mudança do indivíduo como principal vetor para a mudança global, o que representa uma visão simplista do trabalho com as relações sociais, porém, atualmente é mais que suficiente para mudar o padrão de desenvolvimento.

C

inserir a EA com sua condição de transversalidade para se contrapor à lógica segmentada do currículo, contemplando o ideal de uma nova organização de conhecimentos por meio de práticas interdisciplinares.

D

compreender a complexidade da EA pois, existe um movimento dialético cuja conexão indivíduo versus grupo pode gerar mudança efetiva.

E

garantir que os elementos conceituais que orientam a EA não estejam no “núcleo duro” da institucionalidade da educação como nos projetos político-pedagógicos e na gestão.