Imagem de fundo

Leia atentamente o trecho abaixo. “A presença da progressão continuada leva os professo...

Leia atentamente o trecho abaixo.


“A presença da progressão continuada leva os professores a analisar suas concepções sobre o papel e as finalidades do Ensino Fundamental na sociedade brasileira contemporânea e o significado do processo de aprendizagem de seus alunos. Para muitos professores, diretores e famílias, herdeiros da tradição criada pela estrutura elitista e excludente da escola brasileira, a organização escolar em ciclos, os quais, por definição, não comportam retenções em seu interior, não pode ser produtiva para a aprendizagem dos alunos. Contudo, dados de pesquisa têm apresentado que as aprendizagens se fazem por espirais e que mesmo que algumas aquisições fiquem prejudicadas por certo período enquanto se desenvolve o complexo processo de ensino, a não-retenção dos alunos na progressão continuada pode permitir mais avanços do que quando é defendido um ritmo homogêneo e linear de domínio de conteúdos escolares.” (OLIVEIRA, 2014, p. 3)


A partir do trecho e das concepções apresentadas pela autora no texto, é correto afirmar que:

A

Alunos que precisam de mais tempo para a aprendizagem e que possuem dificuldades específicas acabam sendo prejudicados pela progressão continuada.

B

Na progressão continuada, os progressos feitos pelos alunos não são usados para possíveis encaminhamentos e planejamentos de próximos passos.

C

A progressão continuada não se relaciona com o rebaixamento do ensino, pois envolve pensar em um projeto consistente de trabalho pedagógico.

D

De acordo com a autora, a aprovação, na progressão continuada, segue sem um plano de trabalho a ser vencido nos anos posteriores, tornando-se muitas vezes uma aprovação sem critérios.