Imagem de fundo

Constata-se, entre os resultados de pesquisas sobre disciplina escolar e violência nas ...

1
Q1107327
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Constata-se, entre os resultados de pesquisas sobre disciplina escolar e violência nas escolas, que as instituições que obtiveram êxito no processo de construção da cultura de paz foram aquelas que apostaram na participação dos alunos e da comunidade escolar. Essas escolas geralmente começam as mudanças repactuando as regras com os alunos a partir da revisão do seu regimento escolar. Para os educadores dessas escolas o primordial é construir uma ordem disciplinar na qual os alunos tomem parte, especialmente no plano da concepção do ambiente a ser partilhado por todos. Nesse movimento, é INCORRETO afirmar que:

A

começar discutindo os direitos é uma boa demonstração do que deve prevalecer quando se quer regular a boa relação entre todos. Este gesto sinaliza que a função da regra não se limita a restringir, mas garantir direitos também.

B

zelar pelo cumprimento das regras é tão importante quanto estabelecer o que deve e o que não deve ser feito. Nesse caso, por coerência, há coisas que não devem ser feitas por todos da escola e não apenas pelos alunos.

C

a lógica do disciplinamento – erro e punição – deve ser uma estratégia mais importante do que discutir os direitos e os deveres de todos da comunidade escolar.

D

não basta criar boas regras e nem considerar a participação dos alunos apenas no momento de elaboração delas. Estabelecer as maneiras de resolver os impasses e envolver os alunos nisso também é fundamental.

E

entender a impessoalidade de todas as regras isso é fundamental para o sucesso da construção da disciplina na escola. Afinal, nem toda obviedade é tão óbvia como parece ser, principalmente em uma organização plural como a escola.