Imagem de fundo

Em um modelo educacional desenvolvido por meio da Educação a Distância (EaD), uma apren...

Em um modelo educacional desenvolvido por meio da Educação a Distância (EaD), uma aprendizagem significativa pressupõe o oferecimento ao educando de informações relevantes, que possam ser relacionadas com os conceitos já ou pré-existentes em sua estrutura cognitiva e que acabam por influenciar na aprendizagem e no significado atribuído aos novos conceitos aprendidos. Nesta perspectiva, o conhecimento é concebido como resultado da ação do sujeito sobre a realidade, estando o aluno na posição de protagonista no processo da aprendizagem construída de forma cooperativa numa relação comunicativa renovada e reflexiva com os demais sujeitos. Neste paradigma, a prática pedagógica considera o processo e as ações mais significativas que o produto deles resultantes. (BEHAR, 2007).

Em relação a EaD, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.


( ) A arquitetura pedagógica do modelo da EaD traz consigo aspectos organizacionais, tecnológicos, metodológicos específicos para essa modalidade de ensino.

( ) Na EaD os alunos podem construir um modelo pessoal de aprendizagem que responda às suas necessidades relacionadas à sua disponibilidade de tempo e de ritmo de aprendizagem.

( ) A EaD pode ser considerada um modelo de educação interacionista, uma vez que ela não considera as trocas de experiências e o diálogo entre os alunos, que são mediadas pelo computador e pelas tecnologias da informação.

( ) A EaD não está fundamentada em apenas uma teoria de aprendizagem, mas necessariamente naquelas que defendem a autonomia do aluno, a aprendizagem ativa, o uso de metodologias inovadoras no processo de aquisição do conhecimento e o respeito ao ritmo de cada indivíduo, sem desconsiderar as atividades e os prazos de realização dos trabalhos.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

A
(V); (F); (V); (V).
B
(V); (V); (F); (V).
C
(F); (V); (F); (F).
D
(F); (F); (V); (F).