Imagem de fundo

Consideradas em linhas gerais, as principais concepções de educação podem ser agrupadas...

Consideradas em linhas gerais, as principais concepções de educação podem ser agrupadas em cinco grandes tendências: a concepção humanista tradicional, desdobrada em duas vertentes, a religiosa e a leiga; a concepção humanista moderna; a concepção analítica, que cabe considerar paralelamente à concepção produtivista; a concepção crítico-reprodutivista; e a concepção dialética ou histórico-crítica. Na perspectiva da concepção dialética ou histórico-crítica,
A
a teoria da educação (a pedagogia) é subsumida, assimilada à filosofia da educação. Nesse contexto, é um conjunto de enunciados filosóficos referidos à educação, que tomam por base uma visão essencialista do ser humano, cabendo à educação a tarefa de conformar cada indivíduo à essência ideal e universal que caracteriza o homem. Em consequência, a prática pedagógica visa ao modo como o professor irá proceder na realização da referida tarefa em relação a seus alunos.
B
a teoria não supõe o homem como uma essência universal, mas entende que os homens devem ser considerados na sua existência real, como indivíduos vivos que se diferenciam entre si; nesse caso, a teoria da educação deverá dar conta das diferenças que caracterizam os indivíduos, os quais devem ser considerados nas suas situações de vida e na interação com outros indivíduos. A teoria da educação ganha autonomia em relação à filosofia da educação e é por meio do método científico que os educandos alcançam os elementos do conhecimento.
C
a teoria filosófica tem função própria da filosofia e é definida pela análise da linguagem; desse modo, a filosofia da educação será entendida como análise da linguagem educacional. Como tal, ela não tem como objetivo analisar e explicar o próprio fenômeno educativo e, muito menos, orientar a prática pedagógica. Assim, dir-se-ia que, rigorosamente falando, esta concepção de educação se restringe ao nível da filosofia da educação, não contemplando os aspectos econômicos, sociais e políticos.
D
a teoria diferencia o modo de articulação que estabelece entre si as relações recíprocas, de modo que cada nível se comporta ao mesmo tempo como determinado e determinante dos demais. Uma importante implicação desse modo de entender a educação é que a prática pedagógica, em lugar de aparecer como um momento de aplicação da teoria da educação, é vista como ponto de partida e ponto de chegada, cuja coerência e eficácia são garantidas pela mediação da filosofia e da teoria educacional.