Imagem de fundo

Tratando da construção do conhecimento em sala de aula, Vasconcelos (2002) empreende um...

Tratando da construção do conhecimento em sala de aula, Vasconcelos (2002) empreende uma análise crítica da metodologia expositiva. Segundo ele, “apesar de no discurso haver rejeição a essa postura (ensino tradicional), no cotidiano da escola verifica-se que é a mais presente”. Quanto à concepção escolanovista, “despertou o ânimo de muitos educadores, como possível superação da educação tradicional, mas não conseguiu concretizar- -se de forma mais efetiva”. Acerca das metodologias expositiva e escolanovista, Vasconcelos defende que

A

a metodologia expositiva revela-se eficiente, visto que sobrevive na história da escola, mesmo diante dos modismos pedagógicos.

B

ainda hoje as concepções escolanovistas se mostram essenciais por valorizar o interesse da criança e o aprender a aprender.

C

em ambas há um fechamento no pedagógico, não se abrindo para o essencial, que é a transformação da realidade.

D

diferente do escolanovismo, a metodologia expositiva implica uma automatização da pedagogia em relação à sociedade.

E

na metodologia escolanovista, a significação abre-se às necessidades do sujeito e da sociedade.