Tratando da construção do conhecimento em sala de aula, Vasconcelos (2002) empreende uma análise crítica da metodologia expositiva. Segundo ele, “apesar de no discurso haver rejeição a essa postura (ensino tradicional), no cotidiano da escola verifica-se que é a mais presente”. Quanto à concepção escolanovista, “despertou o ânimo de muitos educadores, como possível superação da educação tradicional, mas não conseguiu concretizar- -se de forma mais efetiva”. Acerca das metodologias expositiva e escolanovista, Vasconcelos defende que
a metodologia expositiva revela-se eficiente, visto que sobrevive na história da escola, mesmo diante dos modismos pedagógicos.
ainda hoje as concepções escolanovistas se mostram essenciais por valorizar o interesse da criança e o aprender a aprender.
em ambas há um fechamento no pedagógico, não se abrindo para o essencial, que é a transformação da realidade.
diferente do escolanovismo, a metodologia expositiva implica uma automatização da pedagogia em relação à sociedade.
na metodologia escolanovista, a significação abre-se às necessidades do sujeito e da sociedade.