Imagem de fundo

Libâneo (2013), em sua obra Didática, apresenta as principais tendências pedagógicas. C...

Libâneo (2013), em sua obra Didática, apresenta as principais tendências pedagógicas. Cada uma delas com determinada visão de mundo, homem, ensino, aprendizagem e avaliação.


Em relação à visão de mundo, associe corretamente a tendência a seu principal pressuposto.


TENDÊNCIAS


(1) Progressista libertadora

(2) Liberal renovada

(3) Liberal tecnicista

(4) Liberal tradicional


PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS


( ) Esta tendência define a educação como um ato eminentemente político. Também é denominada como teoria crítica da educação.

( ) A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta os conteúdos. Há ênfase em processos como memorização, e repetição e seu objetivo é a formação de um aluno ideal, desvinculado de sua realidade concreta.

( ) Baseada no planejamento minucioso do trabalho a ser desenvolvido em sala. Possui um caráter instrumental voltado para a racionalização do ensino por meio de técnicas que garantam tanto a eficácia quanto a eficiência do processo educativo.

( ) Acredita que o aluno pode aprender se lhe forem dadas as condições necessárias para tanto, ou seja, o meio em que ele está inserido interfere diretamente em seu desenvolvimento escolar. Acredita também na neutralidade do processo educativo ao mesmo tempo em que enfatiza o respeito à liberdade de expressão por parte dos alunos, sendo estes o centro do processo educativo.


A sequência correta é

A

(1); (4); (3); (2).

B

(2); (3); (4); (1).

C

(3); (2); (1); (4).

D

(4); (1); (2); (3).