Questão 1163604 - Tendências Pedagógicas
Concurso: Prefeitura de Senador Canedo - GO 2019
Cargo: Professor de Ciências
Banca: Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)
Nível: Superior
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Tendências Pedagógicas
Leia o texto para responder a questão 33.
História da Educação
Lucila C. Pereira
Tomando a herança cultural deixada pela antiguidade como a fonte principal sobre a qual a civilização ocidental se ergueu, o legado deixado pelas principais cidades estados da Grécia Antiga Esparta e Atenas constitui-se como princípio de organização social e educativa que serviu de modelo para diversas sociedades no decorrer dos séculos. Reconhecida por seu poder militar e caráter guerreiro, o modelo de educação espartano baseavase na disciplina rígida, no autoritarismo, no ensino de artes militares e códigos de conduta, no estímulo da competitividade entre os alunos e nas exigências extremas de desempenho. Por outro lado, Atenas tinha no logos (conhecimento) seu ideal educativo mais importante. O exercício da palavra, assim como a retórica e a polêmica, era valorizado em função da prática da democracia entre iguais. Como herança da educação ateniense surgiram os sofistas, considerados mestres da retórica e da oratória, eles ensinavam a arte das palavras para que seus alunos fossem capazes de construir argumentos vitoriosos na arena política. Fruto da mesma matriz intelectual, porém em oposição ao pensamento sofista, o filósofo Sócrates propunha ensinar a pensar mais do que ensinar a falar - através de perguntas cujas respostas dependiam de uma análise lógica e não simplesmente da mera retórica. (...) (Adaptado)
Ainda que existam concepções opostas, tanto o pensamento sofista quanto o socrático contribuíram para a educação contemporânea por meio da (s)/do(s)
-
A.
experiências do passado e das reflexões retóricas com base em uma disciplina rígida, no diálogo e nas exigências de desempenho pelo código de conduta.
-
B.
valorização da experiência e do conhecimento prévio do estudante enquanto estratégias que se tornaram muito importantes para o sucesso na aprendizagem desse aluno.
-
C.
processo de educação do indivíduo no qual é considerado o desenvolvimento dos grupos sociais e das sociedades como principal motivo para a efetivação do ensino/aprendizagem.
-
D.
princípios de organização das sociedades visando a prática da democracia, o incentivo à capacidade de polemizar e argumentar por meio da palavra.