Questões de Concurso de Teorias curriculares - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1082700

Concurso IFSP Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 2018

Questão 26

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Nível Superior

Leia o excerto abaixo: “(...). As lutas pela autonomia profissional avançaram nas últimas décadas junto com o crescimento do movimento docente. Autonomia e autorias que se chocam não apenas com os controles gestores, mas com a rigidez do ordenamento curricular” (ARROYO, 2011, p. 34).

De acordo com os estudos de Arroyo (2011) sobre as relações entre os docentes e os ordenamentos curriculares, é possível afirmar que:

  • A.

    Destacam-se a sociologia crítica do currículo e a pedagogia crítico-social dos conteúdos que apontaram na direção de desvendar os vínculos entre currículo, poder e acumulação.

  • B.

    As diretrizes e normas, os ordenamentos e as lógicas curriculares estão mais flexíveis, contrapondo- se à normatização, segmentação, sequenciação e avaliação.

  • C.

    As recentes políticas de avaliação descentralizada e qualitativa se dão por desempenhos, por etapas, mensurando progressos e sequências de ensino-aprendizagem.

  • D.

    É esperançador observar que as novas diretrizes curriculares manifestam as tensões entre a defesa da heteronomia docente e a transformação dos ordenamentos curriculares, a organização estruturante do sistema e do trabalho docente.

Questão de Concurso - 1138307

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 44

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Moreira e Silva Junior (2017) colocam que “o conhecimento escolar presente no currículo deve ser significativo e relevante, para que os alunos por ele se interessem e o apreendam. Questionar o conhecimento poderoso, valorizar as experiências cotidianas e as vivências dos alunos, assim como considerar as diversas culturas na escola pode ajudar a introduzir novos discursos e novas perspectivas em relação à sala de aula. Pode, talvez, favorecer aos alunos conhecer e respeitar as diferentes lutas travadas durante o processo de constituição e produção desse conhecimento. Pode, ainda, desafiar o discurso hegemônico, tornando evidente que não há um conhecimento apenas, mas diversos discursos, proferidos por diversas vozes que contribuem para essa construção”. Segundo os autores, o currículo capaz de permitir que os estudantes atribuam um novo sentido ao mundo, propondo e desenvolvendo novas ações, podendo favorecer o surgimento de mais cidadãos engajados no processo de construção de uma nova sociedade, mais justa e democrática, é aquele organizado com base no conhecimento

  • A.

    pluriversal.

  • B.

    formal.

  • C.

    prático.

  • D.

    teórico.

  • E.

    informal.

Questão de Concurso - 1191319

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2019

Questão 21

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O currículo organiza conhecimentos, culturas, valores e artes a que todos têm direito, e deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles nas comunidades em que convivem, com os conhecimentos sistematizados que a escola deve lhes oferecer.

A partir dessa reflexão acerca do conceito de currículo, pode-se afirmar que:

  • A.

    A construção do currículo constitui um processo de seleção que deve colocar em vantagem determinados conteúdos culturais a que os estudantes não têm acesso nas suas comunidades.

  • B.

    O sistema educacional confere ao currículo organização e terminalidade, razão pela qual deve se garantir sua materialização total a cada ano letivo.

  • C.

    As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar nesses processos para promover a inclusão.

  • D.

    É dever da escola priorizar no currículo as experiências culturais mais valorizadas, que reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades, para preparar os estudantes para o futuro.

  • E.

    Nas relações entre os saberes dos estudantes e os conhecimentos oferecidos pela escola, deve ficar claro o que de fato é importante para o sucesso: dominar conteúdos socialmente valorizados.

Questão de Concurso - 1199756

Concurso Professor de Anos Iniciais 2019

Questão 34

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Segundo estudos contemporâneos a respeito do currículo, é possível dizer que ele pode ser dividido em três grandes categorias e estas enfatizam conceitos que organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade. Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, a partir dessas considerações.

Coluna 1 Teorias

1. Teorias Tradicionais

2. Teorias Críticas

3. Teorias Pós-Críticas

Coluna 2 Conceitos

( ) ideologia / reprodução cultural e social / poder / classe-social / capitalismo / relações sociais de produção / conscientização / emancipação e libertação / currículo oculto / resistência

( ) identidade, alteridade, diferença / subjetividade / significação e discurso / saber-poder / representação / cultura / gênero, raça, etnia, sexualidade / multiculturalismo

( ) ensino / aprendizagem / avaliação / metodologia / didática / organização / planejamento / eficiência / objetivos

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. 1 • 3 • 2
  • B. 2 • 1 • 3
  • C. 2 • 3 • 1
  • D. 3 • 1 • 2
  • E. 3 • 2 • 1

Questão de Concurso - 1199785

Concurso Professor de Anos Iniciais 2019

Questão 40

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

A articulação entre os Componentes Curriculares serve de ancoragem para a apropriação do conhecimento, preparando os estudantes para compreenderem e transformarem a si mesmos e aos outros, na interação social situada na cultura, entendendo esses estudantes como sujeitos íntegros e complexos, que não podem ser compreendidos de forma compartimentada.

Sob essa perspectiva, a dialogia entre os Componentes Curriculares é concebida como guia de ação educativa, sob a lógica da articulação entre:

  • A. Saberes e fazeres.
  • B. Erros e acertos.
  • C. Planejar e executar.
  • D. Teoria e prática.
  • E. Expectativa e realidade.

Questão de Concurso - 1191575

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Pedagogia 2019

Questão 46

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A década de 60 foi de grandes transformações em diversos âmbitos, em nível mundial. Não poderia ser diferente com a Educação. Importantes movimentos sociais e culturais tiveram aí sua gênese. Não por coincidência foi também nessa década que surgiram estudos que criticavam o pensamento e a estrutura educacional tradicionais.

Os modelos tradicionais de currículo restringiam-se à atividade técnica de como fazer o currículo. As teorias críticas sobre o currículo, em contraste, começam por colocar em questão, principalmente, os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais. (Tomaz Tadeu da Silva – Adaptado)

Para as teorias críticas, o importante não é desenvolver técnicas de como fazer o currículo, mas desenvolver conceitos que nos permitam compreender:

  • A. como se dá a aprendizagem.
  • B. a gênese do conhecimento.
  • C. a diferença entre razão e experiência.
  • D. qual o limite do currículo informal.
  • E. o que o currículo propõe.

Questão de Concurso - 1203553

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2019

Questão 31

Instituto Avança São Paulo (Avança SP)

Nível Superior

No que se refere às adaptações curriculares, analise os itens a seguir e, ao final, assinale as alternativas corretas:

I – São medidas adotadas enfatizando-se um grupo específico de alunos.

II – Envolvem a adoção de estratégias diferentes das usuais para permitir que todos os alunos aprendam e participem.

III – São de responsabilidade exclusivamente do professor.

IV – Devem prever uma programação escolar tão comum quanto possível.

  • A.

    Apenas os itens I e II são verdadeiros.

  • B.

    Apenas os itens I, II e IV são verdadeiros.

  • C.

    Apenas os itens II, III e IV são verdadeiros.

  • D.

    Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.

  • E.

    Todos os itens são verdadeiros.

Questão de Concurso - 1163799

Concurso Professor Pedagogo 2019

Questão 16

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

Sobre a teoria curricular histórica-crítica e suas relações com a pós-crítica ou pós-estruturalista examine as assertivas a seguir:


I. O pensamento curricular pós-estruturalista fundamenta-se na teoria foucaultiana e pressupõe uma formação, entre outros aspectos que considera as demandas imediatas dos indivíduos, das suas culturas e das suas relações de poder adstritas às estruturas de governamentabilidade.


II. O pós-estruturalismo constitui-se em uma perspectiva que toma como referência psicológica as metanarrativas da escola de Vigotski e defende intransigentemente o fundamento ontológico e gnosiológico da atividade vital consciente da realidade objetiva como condição inexorável para o salto do ser natural para o ser social.


III. A teoria curricular histórico-crítica fundamentase na pedagogia liberal e vincula-se às pedagogias aglutinadas em torno do lema “aprender a aprender” que também podem ser nominadas e pedagogias pós-modernas e são conhecidas como: pedagogia construtivista, pedagogia multiculturalista, pedagogia dos projetos, teoria do professor reflexivo e pedagogia das competências.


IV. A teoria curricular histórico-crítica forma-se a partir dos trabalhos do teórico brasileiro Dermeval Saviani e toma como referência a filosofia dialética materialista e histórica, que defende o conhecimento como método de apropriação de realidade num caminho que vai da síncrese à síntese, pela mediação da análise e, por sua vez, propicia a genericidade humana em um processo de elevação que ocorre da anomia à autonomia, pela mediação da hetoronomia.



Marque a alternativa correta:







  • A.

    estão corretas somente as assertivas I e IV.

  • B.

    apenas a assertiva III está correta.

  • C.

    todas as assertivas estão corretas.

  • D.

    somente as assertivas II e III são as corretas.

Questão de Concurso - 1163806

Concurso Professor Pedagogo 2019

Questão 17

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

A respeito das teorias do currículo indique a alternativa correta:


I. As teorias críticas enfatizam aspectos como a ideologia, a reprodução cultural e social, as relações de poder.

II. As teorias pós-críticas denunciam o multiculturalismo presente no currículo.

III. As teorias tradicionais enfatizam o ensino, a aprendizagem, a avaliação, os procedimentos metodológicos, o planejamento etc.

IV. As teorias tradicionais consideram-se neutras e desinteressadas.

V. As teorias críticas argumentam que toda teoria implica relações de poder.


 


  • A.

    II, III e V.

  • B.

    I, III, IV e V.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    todas estão corretas.

Questão de Concurso - 1123727

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 97

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Em uma perspectiva contra-hegemônica, o currículo adota, em contraposição ao conceito de avaliação da aprendizagem, o conceito de avaliação para as aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado