Questões de Concurso de Psicologia da educação - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1133763

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 25

Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível Superior

As mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão se refletindo no ensino, exigindo desta forma que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante, que valorize a invenção e a descoberta. Diante da perspectiva de desenvolver o pensamento crítico reflexivo, Wallon, Vygotsky e Piaget estabeleceram algumas teorias. Dessa forma, assinale a alternativa que completa as lacunas:

I. Para entender o que o outro diz, não basta entender suas palavras, mas também seu pensamento e suas motivações.

II. Para a escola para favorecer a conquista da autonomia, precisa respeitar e aproveitar as relações de cooperação que espontaneamente, nascem das relações entre as crianças.

III. Para não há nada mais social do que o processo pelo qual o individuo se singulariza, em que o eu se constrói alimentando-se da cultura.

IV. Para a coerção é inevitável no início da educação, mas não pode permanecer exclusiva para não encurralar a criança.  

  • A. Wallon - Vygotsky - Vygotsky - Piaget.
  • B. Piaget - Wallon - Piaget - Vygotsky.
  • C. Vygotsky - Piaget - Wallon - Piaget.
  • D. Wallon - Vygotsky - Piaget - Wallon.

Questão de Concurso - 1176442

Concurso Professor Substituto de Educação Infantil 2019

Questão 32

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Durante uma reunião em uma escola de educação infantil, a equipe docente conversava sobre as crianças de 5 anos, e as professoras afirmavam que os meninos e meninas estão muito “dependentes” e “sem limites”. A coordenadora propôs, então, a leitura de trechos da obra Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão, para que a equipe pudesse refletir sobre a prática educativa. Nessa obra, Taille (in: Taille et alii, 1992) baseado nos estudos de Piaget, afirma que

  • A.

    a educação moral deve ser ensinada através de lição de moral, histórias e sermões, exclusivamente em momentos pontuais de ensino.

  • B.

    somente a imposição da autoridade, a relação mestre/ aluno em direção à manutenção da heteronomia e a apresentação de modelos precisos possibilitam o desenvolvimento moral.

  • C.

    o método coercitivo de educação é inevitável e necessário em todo o processo da educação moral, devendo ser exclusivo até o final da formação da personalidade, ou seja, o final da adolescência.

  • D.

    para favorecer a conquista da autonomia, a escola precisa respeitar e aproveitar as relações de cooperação que espontaneamente nascem das relações entre as crianças.

  • E.

    a equipe escolar necessita definir e explicitar para as crianças e suas famílias as sanções que serão aplicadas, e deve, também, encaminhar para especialistas os alunos com problemas de comportamento.

Questão de Concurso - 1181218

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 53

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo entre assimilação e condicionamento operante.

  • B.

    Para Vygotsky, a aprendizagem inclui relações entre as pessoas, e a relação do indivíduo com o mundo é sempre mediada pelo outro.

  • C.

    As teorias do condicionamento definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo que tem consequência no plano da organização interna do conhecimento.

  • D.

    Conforme Bruner, o processo de aprendizagem deve estar voltado para a compreensão dos conteúdos procedimentais e atitudinais.

  • E.

    As teorias cognitivistas defendem que a aprendizagem consiste na conexão entre estímulo e resposta, de forma que um evoca o outro, de modo a completar a aprendizagem.

Questão de Concurso - 1181242

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 67

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Situações em que as crianças precisam escolher entre brincar ou estudar, tomar sorvete ou jantar a refeição preparada pelos pais, são conflitantes e requerem um nível de amadurecimento que demonstra a adaptação da criança ao ambiente social. Nessas situações, está em evidência a área do desenvolvimento

  • A.

    motor.

  • B.

    perceptual.

  • C.

    cognitivo.

  • D.

    emocional.

  • E.

    da atenção.

Questão de Concurso - 1181247

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 69

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No desenvolvimento emocional e social, existem funções biológicas que podem ser educadas e outras que não se podem educar ou modificar. As funções não passíveis de educação são os

  • A.

    instintos.

  • B.

    desejos.

  • C.

    reflexos.

  • D.

    pensamentos.

  • E.

    comportamentos.

Questão de Concurso - 1178068

Concurso

Questão 50

Nível

Segundo Silvio Gallo, a pedagogia do conceito possui quatro passos didáticos, que são:

  • A.

    Introdução – Desenvolvimento (leitura e seleção dos conceitos em equipes) – Análise/Discussão - Síntese conclusiva.

  • B.

    Apresentação – Definição de Conceito – Discussão - Fechamento.

  • C.

    “Quebrando o gelo” – Levantamento de conceitos – Classificação - Debate.

  • D.

    Sensibilização – Problematização – Investigação - Conceituação.

  • E.

    Contextualização – Estudo do texto (individual ou em equipes) – Apresentação dos resultados das discussões em equipes – Conclusão dos trabalhos com síntese do professor.

Questão de Concurso - 1195308

Concurso IFRR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 11

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Nos Fundamentos da Educação, um dos estudos perpassa pela epistemologia inatista. Nela, o seu pressuposto é que as qualidades e capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas por ocasião do nascimento. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as características pessoais de personalidade, no inatismo, nascem com a pessoa.

  • B.

    Para o inatismo, o ser é fruto da convivência social.

  • C.

    No inatismo, a escola influencia a formação da personalidade.

  • D.

    Na concepção inatista, o ser se transforma mediante as influências do meio.

  • E.

    No inatismo, o ser se transforma integralmente ao longo de sua existência.

Questão de Concurso - 1193286

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Coordenador de Turno 2019

Questão 12

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O desenvolvimento infantil não fez parte, por muito tempo, das investigações acerca da história humana: crianças eram frequentemente vistas como pequenas versões de adultos. A partir do século XX, surgiram pesquisas que vieram se consolidando, a respeito do crescimento cognitivo, emocional, físico e social, desde o nascimento até a fase adulta. Dentre esses estudos, a teoria cognitiva procurou descrever e explicar o desenvolvimento de processos de pensamento e estados mentais, dividindo o desenvolvimento em estágios. O principal pesquisador dessa ideia de que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos foi:

  • A. Jean Piaget.
  • B. Sigmund Freud.
  • C. John B. Watson.
  • D. B. F. Skiner.
  • E. Paulo Freire.

Questão de Concurso - 1214900

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2019

Questão 26

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Médio

O pensamento lógico na criança se desenvolve em conformidade com o estágio de desenvolvimento no qual ela se encontra. Para que isso ocorra, devese considerar que ela está imersa em um mundo de notações lógico-matemáticas desde o momento em que chega ao mundo. Considerando o exposto, como ocorre o desenvolvimento do pensamento lógico na criança?

  • A.

    A criança desenvolve o pensamento lógico a partir do momento que ingressa na educação infantil.

  • B.

    A criança desenvolve o pensamento lógico por meio de tarefas individualizadas oferecida a ela pelo professor.

  • C.

    A criança desenvolve o pensamento lógico a partir de suas observações realizadas em sala de aula junto ao professor.

  • D.

    a criança desenvolve o pensamento lógico desde o momento em que chega ao mundo, pois ela vive em diferentes representações de contextos numéricos e quantitativos.

Questão de Concurso - 1191772

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 37

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

É bastante comum ouvir a ideia de que as experiências vividas pelas crianças na Educação Infantil devem ser compreendidas como uma etapa preparatória para o Ensino Fundamental. Pressupõe-se, então, que devem-se desenvolver determinadas habilidades preparatórias ao aprendizado da leitura e da escrita, que se dará no momento da entrada da criança no primeiro ano.

Desse modo, vai se constituindo uma concepção de que o desenvolvimento precede a aprendizagem e que este se dará privilegiadamente na escola.

Atualmente, e tendo por base os princípios sobre a aprendizagem ressaltados por Vygotsky, pode-se afirmar que a criança:

  • A.

    tem instintos que devem ser moldados com a socialização.

  • B.

    progride de maneira sucessiva, gradual e sistemática.

  • C.

    se desenvolve aprendendo e aprende se desenvolvendo.

  • D.

    percebe as novidades e as condiciona em seu pensamento.

  • E.

    somente aprende por experiência vivenciada e memorização.