Há várias teorias que explicam o processo da aprendizagem humana. Lefrançois (2008) defende que a aprendizagem é um processo neurológico interno invisível, portanto uma construção subjetiva que é formada por meio de atribuição de significados às experiências vivenciadas pelos sujeitos em determinado contexto social, histórico e econômico.
Considerando a teoria de Lefrançois (2008), é correto afirmar que a aprendizagem é a
construção de novos conhecimentos que cristalizam nossas opiniões, ações e possibilitam um olhar crítico sobre a realidade
informação formada a partir da experiência dos sujeitos e que, veiculada na sociedade, promove novas formas de compreender e interpretar a realidade.
relação estabelecida entre os sujeitos e a sociedade, especialmente nos processos educativos fundamentados em incentivos que promovem mudanças de comportamento.
transformação motivada pela apreensão e reflexão sobre determinado fenômeno, que ocasiona uma mudança relativamente permanente no potencial de comportamento, que resulta da experiência, mas não é causada por cansaço, maturação, drogas, lesões ou doenças.