Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Psicologia da educação

Há várias teorias que explicam o processo da aprendizagem humana. Lefrançois (2008) defende que a aprendizagem é um processo neurológico interno invisível, portanto uma construção subjetiva que é formada por meio de atribuição de significados às experiências vivenciadas pelos sujeitos em determinado contexto social, histórico e econômico. 


Considerando a teoria de Lefrançois (2008), é correto afirmar que a aprendizagem é a

  • A.

    construção de novos conhecimentos que cristalizam nossas opiniões, ações e possibilitam um olhar crítico sobre a realidade

  • B.

    informação formada a partir da experiência dos sujeitos e que, veiculada na sociedade, promove novas formas de compreender e interpretar a realidade.

  • C.

    relação estabelecida entre os sujeitos e a sociedade, especialmente nos processos educativos fundamentados em incentivos que promovem mudanças de comportamento.

  • D.

    transformação motivada pela apreensão e reflexão sobre determinado fenômeno, que ocasiona uma mudança relativamente permanente no potencial de comportamento, que resulta da experiência, mas não é causada por cansaço, maturação, drogas, lesões ou doenças.