Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Psicologia da educação

“A Teoria Cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao Comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta”. (PEREIRA, Lucila Conceição. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/ Acesso em 6 de março de 2019). 

De acordo com Piletti (2005, p. 81-82.), “Buscou-se superar a dicotomia entre mente-corpo, visões que, no geral, desconsideram as relações sociais e a história de transformações socioculturais”. 

A teoria cognitiva enfatiza que o universo de significados do indivíduo se origina na medida em que o ser sujeito estabelece relações de significação. 


Esta teoria ocupa-se particularmente de processos

  • A. mentais.
  • B. didáticos.
  • C. sociológicos.
  • D. antropológicos.