Imagem de fundo

Mizukami (1986, p. 1) concebe o fenômeno educativo como sendo um “fenômeno humano, hist...

Mizukami (1986, p. 1) concebe o fenômeno educativo como sendo um “fenômeno humano, histórico e multidimensional”, tendo um ou outro aspecto desse privilegiado nas abordagens do processo ensino-aprendizagem.

A correspondência entre essas abordagens e suas características está correta em:

A

Abordagem tradicional – o professor é visto como facilitador da aprendizagem, aquele que cria situações para que os alunos aprendam, e o aluno é compreendido como ser que se autodesenvolve.

B

Abordagem comportamentalista – tem o ensino centrado no professor, voltado para o que é externo ao aluno, sendo o aluno visto como mero executor de prescrições dadas por autoridades superiores, sem considerar a individualização do ensino.

C

Abordagem cognitivista – o conhecimento é considerado como uma construção contínua; o professor tem como função provocar desequilíbrios e propor desafios, e os alunos devem ter um papel ativo no processo de aprendizagem.

D

Abordagem humanista – considera como base do conhecimento a experiência ou a experimentação planejada, sendo o homem produto do meio.