O ciclo vital compreende o desenvolvimento do ser humano do nascimento à velhice. Ele é composto por estágios ou etapas demarcados por acontecimentos muitas vezes culturais. Por isso, não é objetivamente definido quando uma pessoa passa, efetivamente, de uma etapa a outra. Diante disto, considere o desenvolvimento cognitivo das crianças quanto aos progressos constantes nas habilidades de processar e reter informações, no transitar pela idade escolar, e analise as afirmativas abaixo.
I. As crianças compreendem como a memória funciona e desenvolvem estratégias para utilizá-la.
II. As crianças desenvolvem a capacidade de atenção concentrada, focalizando no relevante e desconsiderando o irrelevante da informação.
III. A aprendizagem da leitura e da escrita amplia o repertório funcional da criança, proporcionando o acesso às ideias e à imaginação de pessoas, lugares e tempos distantes e à medida que a escolaridade avança, a compreensão da leitura vai sendo aperfeiçoada.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa I está correta
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas