Questão 1084324 - Gestão democrática
Concurso: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SP (SME/SP) 2016
Cargo: Professor de Ensino Fundamental II e Médio (Área: Português)
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Superior
Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Gestão democrática
Obs.: o fragmento a seguir refere-se às questões 32 a 34
Chega-se, portanto, a mais um momento de questionar que gramática queremos ensinar: a gramática entendida como um sistema único ou a gramática como um diassistema? Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? Qual a função do texto? Ensina-se redação ou trabalha-se com produção textual? Cobra-se ou incentiva-se a leitura? Parece-nos já se ter chegado a um consenso: ensina-se a gramática como diassistema, valorizando-se todas as modalidades linguísticas, adequadas a cada situação em particular; o texto é estudado em suas potencialidades expressivas; trabalha-se com produção textual; incentiva-se sempre a leitura. (id.)
No trecho destacado de Nícia de Andrade destacado aparecem várias perguntas. Assinale a opção que apresenta uma resposta inadequada.
-
A.
A gramática deve ser entendida como um sistema único ou como um diassistema? / A opção correta é a última, adequando-se a diversas situações de comunicação.
-
B.
Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? / Valoriza-se a língua oral, apesar de abandonada pela tradição, já que ela é a origem das modificações na língua escrita.
-
C.
Qual a função do texto? / O texto deve ser analisado tendo em vista especialmente suas potencialidades expressivas.
-
D.
Ensina-se redação ou trabalha-se produção textual? / Trabalha-se a produção textual, evitando-se a priorização formal sobre a criatividade.
-
E.
Cobra-se ou incentiva-se a leitura? / Deve prioritariamente mostrar as qualidades expressivas dos textos e, assim fazendo, incentivar-se a leitura.