Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Gestão democrática

Obs.: o fragmento a seguir refere-se às questões 32 a 34

“Chega-se, portanto, a mais um momento de questionar que gramática queremos ensinar: a gramática entendida como um sistema único ou a gramática como um diassistema? Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? Qual a função do texto? Ensina-se redação ou trabalha-se com produção textual? Cobra-se ou incentiva-se a leitura? Parece-nos já se ter chegado a um consenso: ensina-se a gramática como diassistema, valorizando-se todas as modalidades linguísticas, adequadas a cada situação em particular; o texto é estudado em suas potencialidades expressivas; trabalha-se com produção textual; incentiva-se sempre a leitura”. (id.)

Diante da questão: “Que tipos de textos devemos estudar no espaço escolar?”, assinale a opção que indica a resposta mais adequada.

  • A.

    Textos literários, já que são expressivamente os mais ricos.

  • B.

    Textos da chamada “boa imprensa” por apresentarem estruturação correta.

  • C.

    Textos clássicos da língua, por unirem qualidades estéticas e correção.

  • D.

    Textos de gêneros textuais e modalidades linguísticas variados.

  • E.

    Textos de modalidades linguísticas “nobres”, por suas qualidades expressivas.