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“Entendemos o texto como ‘o próprio lugar da interação, e os interlocutores como sujeitos ativos que – dialogicamente – nele se constroem e são construídos’. O texto é um enunciado produzido sob determinadas condições o qual materializa formas de ver o mundo, ideologias que estão intrinsecamente relacionadas ao lugar social dos sujeitos envolvidos.” (Secretaria de Educação. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Vitória,2004.) 


De acordo com o fragmento, é correto afirmar que a compreensão dos atos de linguagem como atos de interação implica:
  • A.

    a compreensão de que os sentidos não residem nos textos, mas são exatamente construídos na interação texto – sujeitos.

  • B.

    a ideia de que uma atividade interativa impõe os sentidos apresentados pelo autor, independente do interlocutor

  • C.

    a variedade de elementos linguísticos presentes na superfície do texto, independente de sua organização e do evento comunicativo.

  • D.

    uma atividade de natureza discursiva, na qual se limita a possibilidade de infinitas manifestações comunicativas dos leitores.

  • E.

    a impossibilidade de construção de uma atitude que proporcione ao interlocutor constituir-se como sujeito que vive múltiplas experiências estéticas.