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O programa adotado pela maioria das escolas do Brasil para a 1a série do ensino médio c...

O programa adotado pela maioria das escolas do Brasil para a 1a série do ensino médio concentra muitos assuntos ligados à geografia física. A teoria da deriva continental é um dos pilares teóricos assumidos no conhecimento escolar para desenvolver temas que envolvem a formação geológica do planeta. Por ser uma teoria complexa e conter muitos detalhes, o desafio docente consiste em combinar a precisão teórica com a adequação da linguagem utilizada em sala de aula.


Todas as alternativas a seguir trazem assuntos importantes relacionados à teoria tectônica de placas. Identifique aquela em que a forma de apresentação do conteúdo traz, ao mesmo tempo, informações corretas, e linguagem adequada à 1a série do ensino médio.


A

Se considerarmos as camadas da Terra, notamos que a litosfera é pouco espessa, como a casca de uma laranja. Sua espessura tem em média 10 mil quilômetros, sendo “quebrada” por falhas e fraturas.

B

As placas tectônicas são como peças de um grande quebra-cabeça que “boiam” sobre o magma. Embora não possamos perceber, elas se movimentam em uma velocidade de aproximadamente dois centímetros por ano.

C

A crosta continental tem composição litológica muito variada, pois compreende rochas de caráter ácido até ultramáfico, Podemos subdividi-la em camadas (superior e inferior) que apresentam diferentes graus de metamorfismo.

D

Os limites entre as placas podem ser convergentes (quando colidem), divergentes (quando se afastam) ou conservativos (quando deslizam lateralmente). Um bom exemplo de colisão pode ser observado na Cordilheira Dorsal Atlântica.