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Uma professora de Matemática costuma oferecer a grupos de estudantes de sua turma situa...

Uma professora de Matemática costuma oferecer a grupos de estudantes de sua turma situações-problema que envolvem conhecimentos matemáticos.

Após resolver o problema, cada grupo explica as regras matemáticas que usou para elaborar a solução. A partir do trabalho realizado em cada grupo, a turma formula coletivamente essas regras e registra por escrito.

Em seguida, cada grupo compara a resposta construída pela turma com a resposta de seu próprio grupo, decidindo quais as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas formulações. Com base nessa metodologia de resolução de problemas e no papel mediador da professora, pode-se concluir que:

A

a metodologia de resolução de problemas possibilita explorar conceitos matemáticos em contextos reais, mobiliza os estudantes na busca de soluções e valoriza diferentes estratégias de resolução.

B

a função do professor, nesse contexto específico, é a de controlar os resultados, valorizar acertos e corrigir os erros imediatamente.

C

a metodologia de resolução de problemas privilegia o trabalho individual de cada estudante por considerar as diferentes estratégias utilizadas na busca da resposta correta.

D

o professor cria condições para a comunicação das estratégias de cada grupo para a resolução de problemas, mas não incentiva a discussão, para evitar conflitos em sala.

E

cabe ao professor, nas atividades de Matemática, garantir que todos os grupos encontrem a resposta dos problemas pelo mesmo caminho, para não haver discrepâncias entre os aprendizados na turma.