Imagem de fundo

No livro A resolução de problemas na Matemática escolar, Krulik e Reys, Editora Atual, ...

No livro A resolução de problemas na Matemática escolar, Krulik e Reys, Editora Atual, discute-se uma das interpretações mais comuns de resolução de problemas, a ser considerada como um processo. Um dos artigos, escrito por Nicholas A. Branca, diz: O que é considerado importante nesta interpretação são os métodos, os procedimentos, as estratégias, e os heurísticos – aqui usados para indicar estratégia geral, independente do problema em particular – que os alunos usam na resolução de problemas. Essas partes do processo são a sua essência, e como tal, tornam-se um foco do currículo matemático.

A partir dessa afirmação, NÃO é correto dizer que:

A

É muito importante o modo como o aluno resolve problemas

B

Faz parte do processo de resolução de problemas levar-se em conta os heurísticos utilizados.

C

Na resolução de problemas é importante mobilizar estratégias gerais.

D

Não é importante determinar previamente o objetivo a ser atingido na resolução de um problemas.

E

Se o aluno estiver munido de uma variedade de estratégias estará mais habilitado para resolver problemas.