Imagem de fundo

Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre ...

Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre o pas-sado das sociedades, sobre suas sensações, seu trabalho, suas paisagens, caminhos, cidades e guerras [...]. Para todos esses documentos existem métodos de análise comuns, mas é preciso estar atento às características de suas linguagens, de suas formas específicas de produzir e veicular as informações. (BITTENCOURT, Circe. Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 353-354)

A autora Circe Bittencourt destaca a utilização de documentos não escritos na sala de aula. Sobre sua utilização, é CORRETO afirmar:

A
Apela-se, principalmente, para familiaridade e atratividade como forma de encantar o aluno e não exige conhecimento prévio do professor.
B
Aponta para a inovação da introdução do cinema como material didático e sua importância por já estar inserido no cotidiano dos educandos.
C
Exigem pesquisa dos educandos, levando o ensino de História a um outro patamar e mostrando que fazer História prescinde de profissionais da área.
D
No trabalho com a cultura material, o aluno deve se afastar da sua própria bagagem cultural para produzir uma análise criteriosa do objeto.
E
Podem ser transformados em materiais didáticos, atentando-se às suas formas e linguagens específicas de produzir e veicular informações.