Questões de Concurso de Psicologia da educação na adolescência - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1123494

Concurso Professor Pedagogo 2019

Questão 25

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

De acordo com Vygotsky, as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender (por meio da internalização) as representações mentais de seu grupo social aprendendo, portanto. A construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social (com outras pessoas) para depois ocorrer no plano interno e individual. Nesse processo, a sociedade e, principalmente, seus integrantes mais experientes (adultos, em geral, e professores, em particular) são parte fundamental para a estruturação de como se dá a aprendizagem. 

(https://novaescola.org.br/conteudo/274/vygotsky e o conceito de aprendizagem mediada)


A concepção que embasa a Teoria da Aprendizagem defendida por Vygotsky, é denominada de:


  • A.

    construtivista.

  • B.

    inatista.

  • C.

    comportamentalista.

  • D.

    sociointeracionista.

  • E.

    ambientalista.

Questão de Concurso - 1110238

Concurso IFPR Professor - Área: Pedagogia 2019

Questão 26

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro (FAU)

Nível Superior

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta: 


Vygotsky é o fundador da teoria _______________________, que pode ser dividida em dois princípios. O primeiro princípio é estudar o processo, pois o ____________ entende que o estudo histórico do comportamento é a base de tudo. Nesse contexto, o desenvolvimento cultural da criança somente pode ser compreendido como um processo vivo de _____________________, de formação, de luta e, nesse sentido, deve ser objeto de um verdadeiro estudo científico (LA ROSA, 2003, P. 128).

  • A. sociointeracionista / biólogo / desenvolvimento.
  • B. sociointeracionista / psicólogo / crescimento.
  • C. reducionista / psicólogo / desenvolvimento.
  • D. sociointeracionista / nutrólogo / desenvolvimento.
  • E. sociointeracionista / psicólogo / desenvolvimento.

Questão de Concurso - 1176406

Concurso Professor Substituto de Ensino Fundamental 2019

Questão 40

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Segundo o documento, A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, para Vygotsky, o que distingue o desenvolvimento biológico e psicológico dos animais mais evoluídos do desenvolvimento humano é a diferença que se estabelece entre as funções psicológicas naturais, que caracterizam os primeiros, e as funções psicológicas superiores, que aparecem somente com o ser humano. Assim, para Vygotsky o desenvolvimento das funções psicológicas superiores

  • A.

    é decorrente do desenvolvimento biológico do indivíduo.

  • B.

    depende dos apoios externos que permitem aos sujeitos mediar um estímulo.

  • C.

    está diretamente ligado ao uso de objetos para ordenar internamente a informação.

  • D.

    permite que o indivíduo domine os sistemas simbólicos de forma mecânica e externa.

  • E.

    é fruto do desenvolvimento da cultura.

Questão de Concurso - 1142010

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 40

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Segundo Bomtempo (in: Kishimoto et. alii, 2009), para Vygotsky, o que define o brincar é a situação imaginária criada pela criança; este autor dá grande ênfase ao significado no brincar. Sobre isso, é correto afirmar que, para Vygotsky,

  • A.

    a imaginação é uma atividade consciente, as crianças se envolvem em situações imaginárias a partir dos cinco meses de vida, aproximadamente, e o brincar preenche necessidades que mudam com o tempo.

  • B.

    jogo simbólico é um mecanismo comportamental que possibilita a transição de coisas como objetos de ação para coisas como objeto de pensamento. Através do brincar, desejos irrealizáveis podem ser realizados.

  • C.

    a criança até três anos não considera o brinquedo uma coisa séria, pois, nessa fase, ela já separa a fantasia e a realidade. Nessa idade, a criança é livre para determinar sua ação no brincar, e essas ações não estão subordinadas ao significado do objeto.

  • D.

    no brinquedo, o objeto torna-se mais importante do que o significado conferido ao objeto. Também é mais importante a similaridade do objeto com a coisa imaginada, do que com o gesto realizado com o objeto.

  • E.

    o jogo simbólico é uma fase no desenvolvimento da inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função acomodar a experiência passada.

Questão de Concurso - 1198842

Concurso Administrador Escolar 2019

Questão 17

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Os estudos da Teoria Histórico-Cultural apontam que cada momento do desenvolvimento do psiquismo humano é caracterizado por uma relação explícita entre a criança e a realidade principal naquele momento e por um tipo preciso e dominante de atividade. De acordo com esse pressuposto, a passagem de um momento ao outro incide sobre a mudança do tipo principal de atividade na relação dominante da criança com a realidade.

Deste modo, pode-se dizer que a atividade principal da criança é caracterizada pelas seguintes particularidades:

1. Ela é a atividade em cuja forma surgem outros tipos de atividade e dentro da qual eles são diferenciados. Por exemplo, a instrução, no sentido mais estreito do termo, que se desenvolve em primeiro lugar já na infância pré-escolar, surge inicialmente no brinquedo, isto é, precisamente na atividade principal desse estágio do desenvolvimento. A criança começa a aprender de brincadeira.

2. A atividade principal é aquela na qual processos psíquicos particulares tomam forma ou são reorganizados. Os processos infantis da imaginação ativa, por exemplo, são inicialmente moldados no brinquedo e os processos de pensamento abstrato, nos estudos.

3. A atividade principal é a atividade da qual dependem, de forma íntima, as principais mudanças psicológicas na personalidade infantil, observadas em certo período de desenvolvimento.

4. A mudança da atividade principal ocorre somente nas crianças pequenas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Questão de Concurso - 1198848

Concurso Administrador Escolar 2019

Questão 19

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Ao estudar a formação conceitual, Vigotski (2001) chegou à conclusão de que o processo de desenvolvimento do pensamento envolve vários momentos, aos quais ele chamou de periodização do desenvolvimento do pensamento.

Tais momentos abarcam o pensamento:

1. Sincrético.

2. Segmentado.

3. Cartesiano.

4. Por complexos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Questão de Concurso - 1198850

Concurso Administrador Escolar 2019

Questão 20

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, o primeiro aspecto que necessita ser observado quando se tem por objetivo obter uma resposta para o problema das forças motrizes que conduzem o desenvolvimento do psiquismo da criança é:

  • A.

    A forma como ela memoriza os conteúdos escolares.

  • B.

    A mudança de lugar que ela ocupa no sistema das relações sociais.

  • C.

    O processo de assimilação e acomodação das novas aprendizagens.

  • D.

    Como a criança reproduz linearmente os padrões de condutas dos adultos.

  • E.

    De que maneira a criança elabora espontaneamente os assuntos ensinados.

Questão de Concurso - 1198952

Concurso Administrador Escolar 2019

Questão 16

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Para a Teoria Histórico-Cultural, para entender o processo de desenvolvimento humano, é preciso compreender como ocorrem as novas formações psíquicas.

De acordo com a referida teoria, a constituição de uma nova formação é determinada pelo(a):

  • A. pensamento cartesiano.
  • B. situação social de desenvolvimento.
  • C.

    capacidade de abstrair as informações.

  • D.

    capacidade de classificar as informações obtidas.

  • E.

    processo de apropriação linear do conhecimento.

Questão de Concurso - 1139870

Concurso SEDUC GO Professor - Área Biologia 2018

Questão 40

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A teoria histórico-cultural busca traduzir para a sala de aula o processo dialético - prática-teoria-prática - de elaboração do conhecimento científico. Considerando as contribuições de Vygotsky, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A aprendizagem ocorre quando um novo conteúdo se relaciona com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.

  • B.

    A aprendizagem ocorre no contato com a cultura produzida pela humanidade e nas relações sociais, sendo a escola um lugar privilegiado para o contato com os outros.

  • C.

    A aprendizagem é definida por suas consequências comportamentais e tem as condições ambientais como sua força propulsora.

  • D.

    A aprendizagem é considerada como um processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva.

  • E.

    A aprendizagem é considerada como um processo desorganizado de construção da humanidade, que ocorre na relação entre o sujeito e o mundo externo.

Questão de Concurso - 1191590

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Pedagogia 2019

Questão 49

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O ser humano vai se formando como sujeito em contato com as pessoas, com a cultura, com a linguagem, com o conhecimento e, neste processo, transforma-se e é transformado. É a escola o lugar privilegiado para estas trocas. Não é uma relação passiva, os sujeitos se interinfluenciam, produzem formas de estar no mundo, de se relacionar com o mundo, ou seja, produzem cultura, modificam sua realidade, produzem formas de intervenção em seu espaço físico e social.

A teoria histórico-cultural reforça essa ideia, ao enfatizar que o desenvolvimento cultural se constitui:

  • A.

    no conhecimento escolarizado, formando hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

  • B.

    no aumento de qualidades sociais, morais e científicas que dão destaque às pessoas que as possuem.

  • C.

    na intervenção cumulativa de ideias e conhecimentos aceitos pela sociedade dominante.

  • D.

    na atividade humana mediada pelas relações e pelas objetivações humanas, social e historicamente produzidas.

  • E.

    no domínio das histórias repassadas de geração em geração e que formam o conjunto de tradições de um povo.