Transportes, por definição, é o meio de translação de pessoas ou bens de um lugar para outro e depende de todos os meios e infraestrutura implicados nos movimentos de pessoas e bens. No que tange às modalidades de transportes e características, é incorreto afirmar:
O transporte rodoviário é adequado para curtas e médias distâncias, pode atuar de forma complementar aos outros modais, o desembaraço na alfândega pode ser feito pela própria empresa transportadora, mas apresenta fretes mais altos em alguns casos e menor capacidade entre todos os outros modais.
O transporte ferroviário é adequado para o transporte de mercadorias de baixo valor agregado e em grandes quantidades, como produtos agrícolas, derivados de petróleo, minérios de ferro, produtos siderúrgicos, fertilizantes entre outros. Este modal não é tão ágil como o rodoviário no acesso a cargas, uma vez que elas têm que ser levadas aos terminais ferroviários para embarque.
O transporte aéreo é adequado para transporte de mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. Esse tipo de transporte é mais rápido e seu valor de frete é menor em relação aos outros modais.
O transporte dutoviário é aquele que utiliza a força da gravidade ou pressão mecânica por meio de dutos para transporte de granéis. É uma alternativa de transporte não poluente, não sujeita a congestionamentos e relativamente barata.
O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional, como vantagens desse modal tem-se maior capacidade de carga e carrega qualquer tipo de carga, já como desvantagens a necessidade de transbordo nos portos, distância dos centros de produção e maior exigência de embalagens para transporte.