Imagem de fundo

Considerando o cenário da abertura da economia e a inserção do Brasil, bem como de outr...

Considerando o cenário da abertura da economia e a inserção do Brasil, bem como de outros países em desenvolvimento, na economia globalizada, assinale a opção correta.

A

Embora o desenvolvimento econômico dependa somente de fatores do lado da demanda (educação, progresso técnico e científico, investimentos na infraestrutura, boas instituições), seu ponto de estrangulamento está na oferta.

B

O crescimento acelerado depende de uma taxa de investimento elevada, que depende da existência de oportunidade de investimento lucrativo para as empresas, que, por sua vez, dependem da existência somente das demandas externas.

C

As demandas tendem a ser insuficientes em países em desenvolvimento devido a duas tendências estruturais: a tendência dos salários crescerem mais que a produtividade e à tendência de sobrevalorização cíclica das taxas de câmbio.

D

O crescimento dos salários em taxa menor que a produtividade e a sobrevalorização cíclica das taxas de câmbio, que coloca toda a demanda externa fora do alcance das empresas nacionais, dificultam o crescimento dos países em desenvolvimento.

E

O crescimento é inversamente proporcional à taxa de investimento, que depende da existência de oportunidade de investimento lucrativo para as empresas, que, por sua vez, dependem da existência somente das demandas internas.