Questões de Concurso de Lei 10.180 de 2001 - Sistemas Estruturais - Administração Financeira e Orçamentária - AFO

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1017869

Concurso STM Analista Judiciário - Área: Administrativa 2017

Questão 75

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca de administração financeira e orçamentária e do orçamento público no Brasil, julgue os próximos itens. Se houver incompatibilidade entre as normas de planejamento de determinado estado e as normas correspondentes da União, a responsabilidade de identificar o problema e procurar os mecanismos de compatibilização será do sistema de planejamento e de orçamento federal.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 967361

Concurso STJ Analista Judiciário - Área: Administrativa 2018

Questão 100

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca dos fundamentos de administração financeira e orçamentária, julgue os itens a seguir. Se determinado órgão público elaborar um plano que envolva apenas sua área de atuação, esse plano deverá ser submetido ao sistema de planejamento e de orçamento federal.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 959602

Concurso ABIN Oficial de Inteligência - Área Administração - Língua Inglesa 2018

Questão 96

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao sistema integrado de planejamento e orçamento, julgue o item a seguir. O sistema integrado de planejamento e orçamento destina-se exclusivamente aos processos de elaboração e acompanhamento da lei orçamentária anual.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 852114

Concurso TRE PE Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Contabilidade 2016

Questão 46

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com referência ao funcionamento da Conta Única do Tesouro Nacional, que é utilizada para registrar a movimentação dos recursos financeiros das entidades da administração pública federal, assinale a opção correta.
  • A. Recursos depositados nessa conta, em espécie, estarão imediatamente e automaticamente disponíveis.
  • B. Essa conta é operacionalizada por meio de documentos registrados nos sistemas de informações gerenciais do governo federal.
  • C. A conta em apreço só pode receber aplicações financeiras de entidades que possuírem autorização específica regulamentada em lei.
  • D. Mesmo entidades não integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social podem realizar aplicações financeiras nessa conta.
  • E. Caso seja necessário devolver recursos para a unidade gestora de origem, terá de haver o cancelamento da ordem bancária entre a unidade gestora e essa conta.

Questão de Concurso - 879425

Concurso CFO Administrador 2017

Questão 112

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Julgue os itens que se seguem à luz dos conhecimentos relativos à administração geral. As autarquias e fundações públicas estão dispensadas de depositar seus recursos financeiros na conta única do Tesouro Nacional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 786715

Concurso TCU Auditor Federal de Controle Externo - Área Auditoria Governamental 2015

Questão 186

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens subsequentes, relativos ao sistema de planejamento federal e à Lei de Responsabilidade Fiscal. Caso decisão definitiva do TCU prolatada há menos de cinco anos tenha considerado servidor responsável por ato irregular, esse servidor estará impossibilitado de assumir cargo no âmbito do sistema de planejamento e de orçamento federal.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 730350

Concurso TJ CE Técnico Judiciário - Área: Administrativa 2014

Questão 50

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

A conta única do tesouro nacional é controlada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda. No que se refere a esse assunto, aos restos a pagar e às despesas de exercícios anteriores, assinale a opção correta.
  • A. Os valores de despesas inscritas em restos a pagar em 2013 podem ser cancelados no exercício de 2014, momento em que se inicia a contagem do período de prescrição.
  • B. Após o cancelamento de restos a pagar, se vigente o direito do credor, a despesa poderá ser reinscrita no exercício seguinte.
  • C. A ordem bancária (OB) é utilizada para pagamento de despesas pelos órgãos públicos, enquanto que as entradas de recursos na conta única são realizadas apenas por Guia de Recolhimento da União (GRU) e OB.
  • D. A conta única do Tesouro Nacional deve colher todos os recursos arrecadados pelos órgãos e entidades federais, incluindo-se os recursos destinados a atividades específicas de fundações e autarquias federais.
  • E. Os recursos oriundos de multas pagas pelo atraso na entrega de livros na biblioteca da Universidade Federal X, fundação pública, podem ser depositadas em conta bancária da própria universidade X ou na conta única do Tesouro Nacional

Questão de Concurso - 676959

Concurso FUB Administrador 2013

Questão 97

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca da execução orçamentária ao longo do exercício financeiro, julgue os itens a seguir.

O saldo das aplicações a prazo fixo que as autarquias e fundações públicas mantiverem na conta única do Tesouro Nacional no último dia de cada exercício financeiro deverá ser destinado à amortização da dívida pública federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 494489

Concurso PEFOCE Perito Criminal de 1.ª Classe – Área de Formação: Ciências Contábeis 2011

Questão 84

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e da conta única do Tesouro Nacional, julgue os itens subsecutivos.

A operacionalização da conta única do Tesouro Nacional é efetuada, exclusivamente, pelo Banco do Brasil S.A.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1057573

Concurso IBRAM Analista I - Área Administração 2010

Questão 48

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Em relação às finalidades dos sistemas da Administração Pública Federal, assinale a assertiva correta.
  • A. O Sistema de Administração Financeira Federal compreende as atividades de registro, de tratamento e de controle das operações relativas à administração orçamentária, financeira e patrimonial da União, com vistas à elaboração de demonstrações contábeis.
  • B. O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal compreende as atividades de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos, e de realização de estudos e pesquisas socioeconômicas.
  • C. O Sistema de Contabilidade Federal compreende as atividades de programação financeira da União, de administração de direitos e haveres, garantias e obrigações de responsabilidade doTesouro Nacional e de orientação técnico-normativa referente à execução orçamentária e financeira.
  • D. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos, e de realização de estudos e pesquisas socioeconômicas.
  • E. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende restritamente as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.