Sobre Orçamento Público, é CORRETO afirmar:
O orçamento pode ser considerado um instrumento da moderna administração pública, quando elaborado e utilizado adequadamente, sendo de uso obrigatório para as entidades que compõem a administração pública e privada.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, no qual receitas e despesas devem ser evidenciadas, objetivando uma gestão de recursos públicos eficiente e livre de vinculações.
O orçamento participativo é muito utilizado pela gestão municipal e equivale à participação popular, por meio de projetos e reivindicações. É, portanto, um mecanismo governamental que permite aos cidadãos influenciar ou decidir os orçamentos públicos.
Orçamento base zero consiste em um processo de planejamento dinâmico, em que os recursos, uma vez definidos, não poderão mais ser remanejados, somente anulados.
O orçamento tradicional, que é o utilizado no Brasil, é um modelo que toma por base os três últimos exercícios financeiros, determinando-se as mudanças ocorridas na economia e na política interna e externa.