Imagem de fundo

Os ciclos orçamentários podem ser definidos como uma série de passos que se repete em p...

Os ciclos orçamentários podem ser definidos como uma série de passos que se repete em períodos prefixados e na qual os orçamentos sucessivos são elaborados, votados e executados, com os resultados sendo avaliados, ou seja, a articulação de um conjunto de processos dotados de características próprias, que se sucedem ao longo do tempo e se realimentam a cada vez que esses são novamente implementados.

Nesse sentido, assinale a alternativa que contempla as fases do ciclo orçamentário, em termos de Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A

Elaboração do projeto de lei orçamentária; controle orçamentário e controle democrático sobre o executivo; aprovação legislativa; acompanhamento e avaliação da execução.

B

Elaboração do projeto de lei orçamentária; desenvolvimento do controle democrático; autorização do executivo; e controle orçamentário.

C

Programação orçamentária; acompanhamento e controle democrático; autorização legislativa; acompanhamento legislativo.

D

Planejamento orçamentário; elaboração do projeto de lei orçamentária; aprovação e autorização legislativa; avaliação da execução da lei orçamentária.

E

Elaboração e apresentação do projeto de lei orçamentária; apreciação, aprovação e autorização legislativa; programação e execução da Lei Orçamentária; acompanhamento e avaliação da execução da lei orçamentária.