Imagem de fundo

Os projetos realizados pelas organizações envolvem riscos em diversos de seus objetivos...

Os projetos realizados pelas organizações envolvem riscos em diversos de seus objetivos, como escopo, tempo, custos e qualidade, entre outros. A eficaz gestão dos riscos de um projeto é uma tarefa essencial para o gerente de projetos. Entre as várias ferramentas utilizadas, a matriz de probabilidade e impactos é considerada de extrema utilidade para a classificação dos riscos, de acordo com a chance de que aconteçam e com o impacto que causarão no projeto caso ocorram. A figura abaixo, extraída do PMBOK, representa uma matriz de probabilidade e impacto de riscos que possam gerar ameaças e oportunidades para projetos:

Em relação ao gerenciamento de riscos e à matriz de probabilidades e impactos, assinale a alternativa correta.

A
Os números que compõem a área central da matriz de probabilidade e impacto são obtidos pela soma da probabilidade de ocorrência do risco com o número atribuído ao impacto causado pelo risco ao projeto, caso ele ocorra.
B
Os riscos negativos (ameaças) que se enquadram na área cinza médio (menores números) são os mais graves e, portanto, são aqueles que necessariamente exigem como estratégia de resposta a prevenção de ocorrência do risco.
C
Os riscos negativos (ameaças) localizados nos quadros cinza mais escuros (maiores números), são os menos prováveis de acontecer, razão pela qual devem receber a estratégia de aceitação, ou seja, reconhece-se a existência do risco, mas não se toma nenhuma ação a menos que o risco ocorra.
D
A contratação de um seguro contra a ocorrência de um determinado risco é um exemplo de estratégia de transferência do risco para terceiros.
E
A estratégia de gerenciamento de riscos denominada mitigação consiste na tomada de uma série de ações preventivas que impeçam a ocorrência do risco. Aplica-se essa estratégia aos riscos que podem causar graves impactos ao projeto.