A forma como as empresas pensavam a estratégia até o final dos anos 1980, praticamente referia-se a uma análise externa às organizações, na qual se defendia que o resultado da empresa estava condicionado ao seu posicionamento de mercado. Após 1990, uma nova abordagem resgatava a necessidade da análise interna, conhecida como Visão Baseada em Recursos (RBV - Resource Based View of the Firm). A este respeito, assinale a opção INCORRETA:
A vantagem competitiva se relacionava as diferenças internas entre as empresas. Esta análise ainda é considerada como a mais consistente para determinar vantagem competitiva entre empresas por ser baseada em seus recursos e capacidades.
Consiste na compreensão das causas que permitem a determinadas empresas sustentarem um desempenho superior nos mercados que atuam.
Sobre o desempenho superior, estaria não apenas num adequado posicionamento competitivo (Visão Baseada em Mercado – VBM), mas também no fato de que estas empresas possuiriam recursos mais apropriados às demandas destes mercados.
A abordagem RBV visualiza diferentes empresas como diferentes coleções de recursos claramente tangíveis, que conduzem inevitavelmente a diferentes capacidades competitivas.