Sobre modelos e ferramentas de gestão estratégica, analise as afirmativas a seguir.
I. O Balanced Scorecard (BSC) – Indicadores Balanceados de Desempenho, se reveste das seguintes perspectivas multifatoriais para analisar o desempenho de uma organização: financeira, clientes, processo interno e aprendizado/crescimento.
II. O Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) busca atingir os objetivos gerais e a longo prazo de uma organização, atentando-se em melhorias contínuas dos processos e na qualidade dos mesmos pelo desenvolvimento de diretrizes. Muitos argumentam que a desvantagem dessa forma de planejamento é a pressão sofrida pelos colaboradores da organização, haja vista que indicadores e metas expostos fazem com que a pressão se torne parte da vida do colaborador, podendo levar a um efeito contrário ao desejado e desestimular a sua capacidade criativa.
III. A Matriz de Crescimento e Participação, mais conhecida como Matriz BCG (Boston Consulting Group), busca o equilíbrio entre as unidades de negócio (geradores de fundos) e os produtos nos quais os fundos são requeridos. A inter-relação entre essas duas variáveis fez com que a Matriz BCG se desenvolvesse e popularizasse como uma ferramenta de análise de portfólio.
IV. No Planejamento Estratégico Situacional (PES), deve-se analisar a realidade e os problemas somente dentro da situação, tendo em vista a explicação situacional não ser multidimensional e nem totalizante, não se refere às múltiplas dimensões da realidade, não se exige uma visão interdisciplinar e multissetorial e deve se adaptar ao plano setorial, abandonando as outras dimensões e espaços de explicação.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
III.
IV.
I e IV.
II e III.
II e IV.