No dia a dia da gestão empresarial, são utilizados termos jargões, cada vez mais padronizados, tanto nos corredores das empresas quanto nas reuniões; em particular, nota-se um aumento acentuado de termos de origem inglesa. Nesse aspecto, o Dicionário “Corporativês” tem valor destacado na comunicação executiva, oral e escrita. Visto que, por vezes, expressar um conceito complexo em uma palavra que está sendo usada amplamente resolve muitos casos de tomada de decisão e de ação assertiva. Nesse aspecto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os significados dos termos.
Coluna 1
1. Benchmarking.
2. Commodity.
3. Design Thinking.
4. Stakeholders.
5. Follow-up.
Coluna 2
(_) Prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram.
(_) Parâmetros de excelência. Processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das melhores empresas.
(_) Abordagem que facilita pensar e atuar “fora da caixa”, bem como utilizar a criatividade de forma colaborativa para gerar ideias (criatividade) e implantar ideias (inovação) a partir das necessidades reais dos stakeholders.
(_) Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional.
(_) Partes ou grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
5 – 3 – 1 – 2 – 4.
1 – 3 – 5 – 4 – 2.
5 – 2 – 1 – 3 – 4.
5 – 1 – 3 – 2 – 4.
1 – 5 – 3 – 4 – 2.