O estudo da Teoria Geral da Administração (TGA) é marcado por comportamento, interação e interdependência entre seis variáveis: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. A respeito da TGA, assinale a opção correta.
Modificações em um componente, entre as seis variáveis, podem, ou não, provocar um conjunto de modificações, em maior ou menor grau, nas demais, e esse conjunto representa a soma dos comportamentos de cada componente considerado isoladamente.
Como reflexo da própria TGA, cada uma das referidas seis variáveis subsidiou, gradativamente, o desenvolvimento de outras teorias administrativas, que enfatizaram uma ou mais dessas variáveis.
Discutida tanto na Teoria Clássica quanto na Neoclássica, a centralização das decisões pelos gestores, por um lado, acarreta a melhor utilização dos recursos humanos na organização e, por outro, valoriza as relações escalares sem enfatizar os gestores, que estão no topo dessa organização.
Nas organizações, a Teoria da Contingência é a teoria administrativa que privilegia questões ambientais, independentemente de aspectos tecnológicos.
De acordo com a Teoria das Relações Humanas, a Administração almeja alcançar os melhores resultados a partir de condições que fomentem a integração das pessoas nos grupos sociais, ao passo que a Teoria Clássica busca a realização na satisfação das necessidades individuais.