A estrutura organizacional é uma ferramenta para organizar as atividades, processos e recursos necessários para o cumprimento dos objetivos, ou seja, é a definição do modo como uma organização deve se estruturar para colocar em prática seu planejamento.
No que se refere às estruturas organizacionais e a departamentalização, é INCORRETO afirmar que
a estrutura do tipo “por produto” tem as seguintes desvantagens: é inadequada para lidar com ambientes em rápido processo de mudança; pouca propensão à cooperação interdepartamental; dificuldade de resolver problemas que não pertencem precisamente a nenhum dos departamentos.
a estrutura do tipo “matricial” pode ser empregada quando for necessário conduzir diversos projetos de natureza similar, utilizando os mesmos recursos humanos. A vantagem desse tipo de estrutura decorre da combinação da competência técnica da estrutura funcional com a ação orientada para o resultado da organização de projeto.
a estrutura do tipo “funcional” é usada por grandes empresas que apresentam as seguintes condições: pequena diversificação tecnológica ou de produtos; venda e distribuição dos produtos pelos mesmos tipos de canais; execução de operações numa mesma área geográfica; ambiente externo estável.
a estrutura do tipo “por cliente”, muitas vezes, é uma estrutura funcional em miniatura dentro de uma empresa maior. Essa característica permite a visão generalista e favorece o treinamento de gerentes nas diversas áreas operacionais de um negócio.