A figura abaixo representa a Cadeia de Valor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e sob a perspectiva da Gestão da Produção e Processos decorrentes do ciclo sistemático que se traduz na formação, ensino, pesquisa e extensão, gerando produtos com agregado à própria instituição, alunos e sociedade.
Fonte: Relatório de Gestão 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPA.
Assim, são destacados os seguintes aspectos:
I. Na Cadeia de Valor, o valor agregado é decorrente da Gestão da Produção pelas Unidades produtivas e seu “output” ou Saídas estão nos “Valores Entregues para os Alunos”.
II. A construção da cadeia de valor deverá enfatizar os macroprocessos finalísticos da organização, ou seja, aqueles que criam valor diretamente para os clientes, descrevendo suas entradas (insumos), saídas (produtos e serviços), clientes (usuários ou beneficiários), os responsáveis pela execução e a legislação relacionada e seus principais indicadores.
III. A Cadeia de Valor é constituída por um conjunto de processos e atividades desempenhadas por algumas áreas da instituição.
IV. Os resultados para a sociedade devem ser mensurados com múltiplos indicadores, incluindo indicadores de efetividade.
V. A cadeia de valor é um instrumento básico da gestão por processos, uma representação lógica do conjunto de processos que remetem às suas respectivas atividades, facilitando a percepção quanto à necessidade de esforços para resultados institucionais à sociedade.
As alternativas I e II estão corretas.
As alternativas I, III e V estão corretas.
As alternativas II, IV e V estão corretas.
As alternativas III e V estão corretas.
Somente a alternativa I está correta.