Imagem de fundo

Takeuchi e Nonaka buscaram explicar a inovação propondo uma nova teoria da criação do c...

1
Q2442576
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Takeuchi e Nonaka buscaram explicar a inovação propondo uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional, que reside na mobilização e conversão do conhecimento tácito, e cujo cerne está na delineação em que emerge a espiral do conhecimento (figura a seguir), fruto da interação contínua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria se tornou referência na literatura como modelo SECI, acrônimo formado pelas iniciais dos quatro modos de conversão do conhecimento proposto pelos autores e que constituem o motor de todo o processo de criação, fundamentado na ideia da interação social necessária para que essa conversão ocorra.


(TAKEUCHI H., NONAKA, I.; Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008)



Fonte: SOARES, R. J. B. Enriquecendo a gestão de fiscalização de contratos via gestão do conhecimento: o caso de uma instituição federal de ensino. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão). Niterói: UFF. 2015


Com base nessa teoria, relacione as colunas de acordo com o modo de conversão do conhecimento.


1 - Socialização

2 - Externalização

3 - Combinação

4 - Internalização


( ) Processo de articulação do conhecimento tácito que cria conceitos novos e explícitos, tomando a forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

( ) Processo de incorporação do conhecimento explícito em tácito, relacionado ao aprender fazendo.

( ) Processo de compartilhamento de experiências e, com isso, de criação do conhecimento tácito. O aprendizado se dá por meio da observação, da imitação e da prática.

( ) Processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento. Nessa fase os indivíduos trocam e estabelecem o conhecimento por meio de meios como documentos, reuniões ou redes de comunicação.


A sequência correta é

A

1, 4, 2, 3.

B

2, 4, 1, 3.

C

2, 4, 3, 1.

D

4, 3, 1, 2.